Featured

Milho, do campo à mesa, é tradição e sustento para milhares de pessoas 4a6o5i

No Brasil, o milho não está presente apenas nas festas juninas, ele é símbolo de força no campo, do sabor à mesa e de inovação na indústria. Neste 24 de maio, Dia Nacional do Milho, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) celebra a cultura que se firma como pilar fundamental para a segurança alimentar, energética e econômica do país. Hoje, o Brasil é o terceiro maior produtor de milho, com safras que ultraam 126 milhões de toneladas, e Mato Grosso, maior produtor nacional, responde por mais de 38% da produção total. Conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), estima-se uma produção de 48,8 milhões de toneladas na Safra 24/25. Mas além do volume, é a versatilidade do milho que o torna essencial. 

O milho é o principal ingrediente das rações animais e é amplamente utilizado na alimentação humana. Componentes do cereal, como amido, zeína (proteína), glúten e glicose, são utilizados para a produção de farinhas, óleos, salgadinhos, corantes, adoçantes e estabilizantes. Derivados da frutose, xilitol e xarope de milho servem como adoçantes de sucos e refrigerantes. A maltose também é empregada na indústria. Além disso, é possível produzir etanol, bioplásticos, tintas, baterias elétricas, fogos de artifício, medicamentos, produtos de limpeza e muitos outros produtos utilizados no cotidiano.

De acordo com o vice-presidente Leste da Aprosoja Mato Grosso, Lauri Jantsch, que também é produtor rural no município de Querência, com o aumento da demanda, a expectativa é que o mercado do milho cresça. “A gente vem notando uma crescente procura pelo produto para diversificar a matriz energética do nosso país, na nossa região estão sendo implantadas três usinas de etanol. Com isso, vai aumentar a procura, o milho vai ser mais competitivo no mercado e a gente acredita que ao longo do tempo, vai ser a cultura com maior investimento por hectare plantado”, aponta.

Mas para além dos usos industriais, o milho também é memória, tradição e afeto. Para Rita Nunes Pereira, proprietária do Tradicional Buffet em Cuiabá, o milho é carinho em forma de comida, sendo o ingrediente que garante sabor aos seus menus. “O milho sustenta, enriquece o menu, ele me garante mais credibilidade na hora de vender e por ser um ingrediente muito fácil de mexer, ele adapta a qualquer sabor, a qualquer ingrediente. Ele está presente durante todo o ano, por exemplo, e não apenas em uma época específica. É muito versátil e consigo colocar ele em vários cardápios”, afirma.

Natural de Denise e criada em Juara, Rita fala sobre a memória que tem do sítio do pai. “Quando criança, tinha milharal no sítio do meu pai, era um prato que nós amávamos, então é uma tradição, é uma comida afetiva para nós. O milho é saboroso, um ingrediente imensurável, muito presente na minha vida, foi essencial para a nossa formação e ajudou no sustento da minha família. Então, agora eu trago com a maior alegria, com maior carinho. Imagina eu saber que esse bolo de milho, um dia, ele foi uma plantação da minha família, que teve as mãos do meu pai, que foi um agricultor”, acrescenta Rita.

No campo, esse vínculo com a cultura do milho também é forte. A delegada do núcleo de Campo Verde, Vitória Araujo Cimadon, cresceu em meio à produção agrícola da família. “A minha história com o milho e com a agricultura começou desde a barriga da minha mãe, essa paixão pelo agro começou desde a infância, onde formei, consegui fazer faculdade de Agronomia, e hoje estou atuando aqui na fazenda. Então, é extremamente gratificante e nos sentimos orgulhosos porque através de nós produtores, geramos uma cadeia gigante, podendo alimentar e sustentar várias famílias”, conta.

E, apesar dos desafios ligados a logística, ao clima instável e ao aumento dos custos de produção, a produtora ressalta que o setor segue firme com a missão de produzir alimentos. “Hoje o milho é uma cultura essencial, porque a gente as demandas desde a alimentação humana e animal, combustível, então é extremamente gratificante saber que é fruto do nosso trabalho. Aqui no campo não é nada fácil, enfrentamos falta de chuva, excesso de chuva, e ainda assim, geramos emprego e renda, então isso acaba se tornando um incentivo para a gente estar sempre aqui trabalhando, dando nosso melhor no dia a dia, sabendo que vamos poder ajudar”, enfatiza Vitória.

Neste Dia Nacional do Milho, a Aprosoja Mato Grosso homenageia todos os produtores que, com dedicação e resiliência, fazem desse grão um símbolo de sustento, inovação e tradição. Mais do que alimento, o milho conecta gerações, impulsiona a economia, transforma a indústria e carrega, em cada espiga, a essência do campo brasileiro: força, trabalho e esperança.

Vitória Kehl Araujo - Assessoria de Comunicação (Ascom)

Milho, do campo à mesa, é tradição e sustento para milhares de pessoas

Confira Mais Notícias 6z2t2u

Justiça

MPMT obtém decisão contra aumento de salários na mesma legislatura o4l4t

27 May 2025
Esportes

Corrida do Trabalhador Agita Água Boa e Reúne Atletas da Região 2e5o6t

25 May 2025
Meio Ambiente

Rio das Mortes continua perdendo nível de água após cheia histórica 3w2c1j

21 May 2025
Gerais

Grupo Melhor idade Coração do Brasil elege Miss e Mister 2025 em Água Boa - veja vídeo 24334h

15 May 2025
Justiça

Poder Judiciário alerta sobre e-mails falsos 32693u

12 May 2025
Policial

Polícia Civil de Querência intensifica combate a furtos com nova fase da Operação Casa Segura e recupera objetos levados de residências 2q5k5s

16 May 2025
Policial

Homem preso em GO já tinha agens policiais em Nova Xavantina e Água Boa 173127

09 May 2025
Justiça

Réu tem decretada extinção da punibilidade durante Júri Popular 1w1w29

28 May 2025
'); jQuery.ajax({ type : 'GET', data : request, success: function (output) { jQuery(output).appendTo(".mfp_mid_116 > .mfp-grid"); var count = jQuery(".mfp_mid_116 .mfp_infinity_item").length; jQuery('input[name=count_116]').val(count); jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Carregar Mais'); if(jQuery.trim(output).length == 0) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('End of items'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_wrp_116').fadeOut(); }, 100); } }, error: function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Something went wrong'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_116').remove(); }, 2000); }, complete :function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').attr("disabled", false); } }); return false; });