Featured

Facmat lança projeto para fortalecer as Associações Comerciais em todo o estado 3x3t5g

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) lançou na noite de segunda-feira (26) o Projeto Facmat Integra, com o intuito de fortalecer o associativismo voluntário em Mato Grosso, através de ações e campanhas que unifiquem as Associações Comerciais (ACEs) e a Federação. Participaram do lançamento virtual os presidentes, diretores e executivos das entidades, que somam 56 em todo o estado.

Na oportunidade, o deputado estadual Carlos Avallone e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec/MT), César Miranda, trouxeram informações sobre os trâmites envolvendo a expansão da malha ferroviária no Estado.

“O Projeto Facmat Integra tem a intenção de ser mais um canal para unificar as proposições de políticas públicas de interesse dos empresários, além de acompanhar a atuação de cada presidente de Associação Comercial, oferecendo apoio e buscando soluções para cada cenário”, apontou o presidente da Facmat, Jonas Alves.

Segundo ele, também é uma forma de estimular as lideranças das ACEs no estado, propondo a regionalização de áreas de atuação da Federação e uma interação maior com cada cidade e região.

Os presidentes Cleyton Laurindo, da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (Aces), e Renato Del Cistia, da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (Acir), apoiaram a realização do projeto e se colocaram à disposição para a realização dos encontros.

“Essa mobilização regional é muito importante para discutirmos ações que melhorem o desenvolvimento local e me coloco à disposição para ser anfitrião do encontro na região de Sinop”, reiterou Cleyton.

Renato frisou sobre a inclusão de membros da diretoria para enriquecer os encontros regionais do Facmat Integra. “Como sugestão é muito interessante a participação dos diretores das Associações para que haja, inclusive, mais integração com a Facmat. Acredito que essa reunião regional é muito positiva, conte conosco, se precisar de estrutura para eventuais encontros híbridos, estamos com nosso espaço aberto”.

Ferrovia Estadual

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec/MT), César Miranda, falou com entusiasmo na reunião sobre o lançamento do edital para construção da primeira ferrovia do Estado de Mato Grosso.

Segundo ele, o projeto indica que os trilhos cheguem de Rondonópolis a Cuiabá e de Rondonópolis a Nova Mutum, até Lucas do Rio Verde, com prazo estipulado entre 5 a 6 anos.

O investimento previsto inicialmente é de R$ 12 milhões na construção, com geração de empregos, diretos, indiretos, temporários e os gerados pelo efeito-renda, por conta do desenvolvimento econômico que a obra vai trazer.

“Digo que a ferrovia é um projeto audacioso lançado pelo governador Mauro Mendes, que começou com a Assembleia Legislativa, permitindo que nós pudéssemos autorizar a construção de uma ferrovia estadual”, contou o secretário. Ele explicou ainda que 27 municípios serão contemplados com os trilhos, que irá permitir ainda a redução nos preços de produtos vindos da região Sul do país.

“Com a ferrovia, a intenção é que se diminuam os custos com fretes. Também vamos incrementar o comércio, ou seja, todos que querem ver o crescimento do Estado ganham com a ferrovia. Estamos muito animados com esse gesto de ousadia do governo estadual e estamos fazendo história”, ressaltou César Miranda.

De acordo com o deputado estadual Carlos Avallone, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) teve papel fundamental para que o edital de chamamento público fosse lançado para a construção da ferrovia.

“Graças à aprovação pelos deputados conseguimos uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) e um projeto de lei complementar que deram a sustentação legal necessária e permitiu que o governo pudesse fazer concessões ferroviárias”, esclareceu Avallone.

A viabilidade econômica, conforme o parlamentar, também é um dos fatores que permitiram a idealização da ferrovia. “Para a construção de uma ferrovia é preciso viabilidade, não basta vontade política, e temos viabilidade econômica. Cuiabá, por exemplo, é responsável por 20 milhões de toneladas de produtos, isso dá condições de retorno, importante para viabilizar a ferrovia”, finalizou o parlamentar.

O presidente da Facmat, Jonas Alves, justificou as presenças do deputado e do secretário durante o lançamento do Facmat Integra, para que o grupo acompanhe e discuta o projeto da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso, que instiga o desenvolvimento econômico de várias regiões.

“Essas informações são importantes para que nós, como representantes das Associações Comerciais, nos posicionemos sobre como favorecer o desenvolvimento da nossa região. Podemos levantar bandeiras no Estado, trabalhar questões que envolvam benefícios para a sociedade e para o desenvolvimento econômico de cada comunidade”, sugeriu o presidente.

Sobre a Facmat

A Facmat representa 56 Associações Comerciais e Empresariais no Estado e mais de 18 mil empresas de todos os segmentos econômicos. Integra a CACB, sistema associativista composto por mais de 2300 Associações em todo o país, com mais de 2 milhões de empresários.

Fonte: Facmat

Confira Mais Notícias 6z2t2u

Cidades

Escolha da rainha e princesas da Expoquer 2025; confira como foi 6h5ds

10 May 2025
Gerais

Alistamento Militar 2025: Prazo Vai Até 30 de Junho para Jovens Nascidos em 2007 676x1o

21 May 2025
Cidades

Querência perde o jornalista Rodrigo Chaves Coelho j1b2i

29 April 2025
Policial

PM localiza baterias furtadas do pátio da prefeitura e prende suspeito 70506y

14 May 2025
Internet

INSS começa a comunicar aposentados e pensionistas sobre desconto indevido nesta terça f2f1w

13 May 2025
Esportes

Nova Nazaré se Prepara para a 2ª Edição do Torneio de Vôlei de Areia Misto! 5333n

12 May 2025
Policial

PJC prende em Ribeirão Cascalheira homem com baterias furtadas de fazenda em Querência 1v82a

25 May 2025
Esportes

Seleção Sub-15 de Querência goleia nas quartas de final da Copa Araguaia e avança para a semifinal 126v2

26 May 2025
'); jQuery.ajax({ type : 'GET', data : request, success: function (output) { jQuery(output).appendTo(".mfp_mid_116 > .mfp-grid"); var count = jQuery(".mfp_mid_116 .mfp_infinity_item").length; jQuery('input[name=count_116]').val(count); jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Carregar Mais'); if(jQuery.trim(output).length == 0) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('End of items'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_wrp_116').fadeOut(); }, 100); } }, error: function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Something went wrong'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_116').remove(); }, 2000); }, complete :function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').attr("disabled", false); } }); return false; });