Durante o encontro, foram discutidas adequações necessárias ao ensino na modalidade EAD, com base em um novo decreto que deve nortear os próximos os da educação a distância no Brasil. Também foram debatidas novas possibilidades de oferta de cursos para os municípios, além de ajustes nos cursos já em andamento.

A reunião contou com a participação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), vinculada ao Ministério da Educação, responsável por monitorar os polos e avaliar sua estrutura para a abertura de novas turmas.

De acordo com Maria Madalena, o polo UAB de Água Boa está apto a receber novos cursos. Atualmente, o município conta com sete cursos de nível superior na modalidade EAD, incluindo o curso de Direito pela UNEMAT, que tem previsão de conclusão em setembro de 2025, em parceria com a Prefeitura Municipal de Água Boa.

Entre as novidades discutidas, está a oferta do curso de Licenciatura em Educação Física, cujo edital será lançado em breve, ampliando ainda mais as oportunidades de formação para a população de Água Boa e região. (Acsom)