Professora de Jiu-Jitsu fala sobre as atividades do município - veja entrevista 1f2cr
ÁGUA BOA – A secretaria Municipal de Esportes, Cultura,Lazer e Eventos vem realizando um trabalho de boa sequência com seus alunos através das aulas durante a semana com as atividades esportivas.
Simone Sobrinho, professora de Jiu-Jitsu mestra suas aulas durante a semana em horários diferentes. Participam em suas aulas meninos e meninas de todas a idades.
O Jiu Jitsu surgiu no continente Asiático, há cerca de 3.600 anos. No Brasil, surgiu em 1914, trazido pelo japonês Mitsuyo Maeda. Os irmãos Gracie introduziram adaptações, resultando no Brazilian Jiu Jitsu.
O primeiro registro da palavra Jiu-Jitsu ocorreu em 1532, criada por Hisamori Tenenuchi, fundador da primeira escola de Jiu-Jitsu no Japão.
De início, o esporte não bem era visto. Até que surgiu Jigoro Kano, um mestre japonês, homem sábio, membro do departamento cultural e praticante de Jiu-Jitsu que revolucionou as técnicas da luta, no final dos anos 1.800, criando sua própria versão, que chamou de 'Judô', com os mesmos fundamentos de combate que o antigo Jiu-Jitsu.
O Jiu-Jitsu no Brasil
Por volta de 1914, chega ao Brasil Mitsuyo Maeda, mestre japonês em lutas marciais também conhecido como Conde Koma.
Depois de percorrer países como Reino Unido, México, Cuba e França, Maeda chegou ao Brasil fazendo demonstrações e lutas.
Ele se fixou em Belém do Pará. Nessa época, havia uma confusão quanto ao nome da luta e no Japão, o termo “Ju Jutsu” ou 'Kano Ju-Jutsu” era utilizado se referindo à parte técnica, e o termo “judô” quando se referia à parte filosófica.
Somente em 1925 o governo japonês oficializou o nome Judô, nomeando assim a luta que era ensinada nas escolas públicas do país.
Lembrando que o Jiu-Jitsu é uma arte marcial que ajuda aos praticantes, a terem uma qualidade de vida melhor, desenvolvendo uma técnica de auto defesa pessoal. (Clebson Fernandes/Google)