Água Boa será uma das cidades sede dos Jogos Escolares 68n2t
ÁGUA BOA – Água Boa recebe, no mês de maio, uma das etapas regionais dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso. Nesta quarta-feira (29/03) a equipe técnica da Seduc esteve em Água Boa apresentando a proposta pedagógica a ser desenvolvida nos jogos deste ano.
Neste ano, a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT) tem como proposta pedagógica utilizar os Jogos Escolares como mecanismo social e ferramenta de ensino-aprendizagem. Em Água Boa, a Seduc encontra um ponto de apoio, estruturado, para disseminar essa ideia.
O projeto social Escolinha Desportiva – que existe desde 1990 – está em todos os cantos de Água Boa. Nas praças da cidade sempre há um grupo de jovens fazendo treinamento de basquete, futsal, handebol ou vôlei. Ainda há as modalidades de futebol de campo, taekwondo, caratê, natação e skate. Os treinamentos acontecem de segunda a sexta-feira e todos são acompanhados por profissionais que foram contratos exclusivamente para atender o projeto.
Para o gerente de Esportes de Água Boa, Gilberto Liell, o esporte é fascinante porque proporciona a oportunidade de uma criança carente conhecer algo novo, que ela nunca imaginou que veria um dia, além de dar oportunidades aos jovens. “Nossa intenção não é formar grandes atletas. O foco desse projeto é social, é tirar as crianças da rua. Se ela vai se transformar em um grande atleta isso é consequência do trabalho”, enfatizou.
Proposta pedagógica dos jogos
O objetivo da ação é usar os jogos escolares como ferramenta de ensino-aprendizagem para os alunos. Para isso a Seduc traz, neste ano, uma série de propostas pedagógicas para relacionar a prática esportiva com o conteúdo ado em sala de aula.
Uma das sugestões é promover aulas de campo com os alunos que farão pesquisas sobre o impacto econômico gerado nas cidades que recebem o evento. Isso pode contar como hora-aula na disciplina de matemática, por exemplo. Outras sugestões são apresentações culturais ou feiras científicas instaladas nos espaços de convivência dos jogos escolares.
Para o gerente de Esporte de Água Boa, Gilberto Liell, a proposta pedagógica da Seduc vai trazer uma visão diferenciada para os jogos escolares. Conforme ele, esse processo fará com que todos os alunos participem do evento e não apenas aqueles que competem nas quadras. “Essa proposta vai agregar, vai mostrar que os jogos não se resumem a uma bola na quadra”, disse.
O coordenador de Esporte Escolar da Seduc, Manoel Fonseca, concedeu entrevista ao Repórter Interativo, onde explica detalhadamente o objetivo da proposta pedagógica para os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso 2017. A entrevista vai ao ar às 12hs30min, na Rádio Interativa.
Confira Mais Notícias 6z2t2u

Campeonato Municipal de Futebol de Campo 2025 Resultados e próximos jogos das Série A, Série B e Veteranos 1u3g3n
23 May 2025
PRF inicia Operação Dia do Trabalho com restrição de tráfego para veículos de carga em Mato Grosso i123k
30 April 2025