Featured

Novela dos dejetos pode ter novos capítulos em 2.020: ação na Justiça prossegue 5t4u3d

ATUALIZADA DIA 07 FEV 2020

 

ÁGUA BOA – Participa hoje do Repórter Interativo, a defensora pública Dra Carolina Renée Pizzini Weitkiewic. dr caroline renee pizzini weitkiewick

Ela falará que a novela do destino dos dejetos das fossas da cidade pode ter novos capítulos ao longo de 2.020. No ano ado, o assunto foi muito polêmico, pois os dejetos eram despejados sem tratamento em um buraco no Aterro Sanitário.

Depois, as empresas foram obrigadas a deslocar os dejetos para uma unidade em Nova Xavantina, encarecendo os serviço à população. Então, a empresa de Xavantina foi pressionada pela população local a não receber mais os dejetos de Água Boa.

Finalmente, após pressão popular, a prefeitura tomou uma atitude paliativa. Projeto paliativo foi encaminhado para análise da SEMA – Secretária Estadual do Meio Ambiente. Dra. Caroline que está deixando a comarca, informa que a Ação Civil Pública continuará tramitando na comarca sob os cuidados do Dr. Paulo Sérgio Silva de Queiroz.

Ela lembra que o descarte dos dejetos ainda seguem sendo feitas não da maneira adequada. AS providências atuais são apenas temporárias. Uma Estação de Tratamento de Esgoto deverá ser construída para resolver definitivamente a situação. Para a defensora, se trata de uma questão de saneamento básico, responsabilidade do município.

Dra. Caroline concederá entrevista daqui a pouco ao Repórter Interativo às 12hs 30min. Não perca.

 

================================= 

 

ATUALIZADA DIA 01 OUT 2019

 

dra alice e caroline ÁGUA BOA – A novela dos dejetos das fossas prossegue. A Defensoria Pública entrou com Acão Civil Pública na justiça contra a prefeitura e contra a empresa que ganhou a licitação para istrar o lixão. Na ação, a Defensoria Pública busca que a prefeitura apresente um projeto para solução provisória e uma solução definitiva para a questão das fossas, devendo ambas serem ambientalmente corretas nos moldes legais.

Além disso a Defensoria pede reparação pelos danos ambientais e pelos danos morais coletivos cuja indenizações chegam a R$ 4,5 milhões. Dra Carolina Renée Pizzini Weitkiewic solicitou liminar à justiça para as primeiras ações por parte dos réus. A liminar foi concedida e a Prefeitura tem prazo para apresentar os projetos acima mencionados, ou seja, a prefeitura deve apresentar um projeto com cronograma para solução provisória e outro projeto para a solução definitiva dos destinos dos dejetos das fossas da cidade.

Na semana ada ocorreu uma audiência entre os agentes. Na ocasião, a Prefeitura outra vez não apresentou projeto paliativo adequado ambiental e legalmente. A solução dada por eles foi abrir 3 buracos no aterro para colocar os dejetos das fossas, da maneira muito semelhante como vinha ocorrendo.

ÁGUA BOA – A promotora de justiça Alice Cristina Silva Alves salientou que a prefeitura não apresentou nenhum projeto paliativo para o destino dos dejetos das fossas da cidade. O Ministério Público Estadual e a UFMT, elaboraram um projeto ambiental para minimizar os danos ambientais. O projeto ainda depende da aprovação da SEMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O ideal, segundo a promotora, é ter uma estação de tratamento de esgoto que atenda toda a cidade.

Porém, a Dra. Alice sabe que tal projeto demanda no mínimo 4 anos para sua conclusão. O projeto paliativo seria piloto para também colocar em prática em outras cidades de Mato Grosso, que am pelo mesmo problema. Daqui a pouco, ambas concederão entrevista falando sobre a novela dos dejetos das fossas que entra para um novo capítulo, agora jurídico.

As entrevista serão às 12hs 30min no REPÓRTER INTERATIVO.

 

==================================== 

 

ATUALIZADA DIA 06 SET 2019

 

ÁGUA BOA – O último capítulo da novela dos dejetos: Finalmente a novela dos dejetos de fossas está terminando.

Meses após a Defensoria Pública iniciar negociações para resolver o problema, a prefeitura finalmente construiu essa semana três lagoas para receber os dejetos das fossas da cidade.

A Defensora Dra. Caroline Reneé vinha desde março tentando uma solução paliativa. A partir de hoje, os caminhões limpa-fossa voltam a trabalhar no esgotamento das fossas da cidade.

O descarte dos dejetos será nessas lagoas de decantação. As lagoas foram construídas no próprio Aterro Sanitário (lixão) do município. Sendo assim, o serviço de limpa-fossa volta a ser prestado com valores íveis.

Antes, quando os dejetos eram descartados em Nova Xavantina, o custo era altíssimo e quem pagava a conta era a população. Após pressão popular, acabou a novela dos dejetos.

 

====================================== 

 

Atualizada dia 29 agosto 2019

 

ÁGUA BOA – Participa hoje do Repórter Interativo a defensora pública Caroline Reneé Pizzini Weitkiewic.Dr Caroline Renee Pizzini Weitkiewick

Ela vai apresentar informações sobre o assunto que virou novela: o destino dos dejetos das fossas dos moradores da cidade. Desde março ela vem tentando negociar com a prefeitura que se construa local próprio para o destino dos dejetos.

Temporariamente, os dejetos foram levados para uma lagoa de decantação em Nova Xavantina. Porém, a comunidade xavantinense se mobilizou para impedir essa prática.

Dra. Caroline salientou que é dever legal e constitucional que a prefeitura abrace tal projeto de saneamento básico.

Segundo a defensora pública, a prefeitura não demonstrou interesse em ajudar a resolver o problema. A defensora reconheceu que a situação pode ficar caótica, uma vez que diariamente, moradores e comércios podem apresentar problemas de fossas e não ter local próprio para o despejo dos dejetos.

Dra. Caroline vai acionar a justiça para responsabilizar a prefeitura que não faz a sua parte. Ela sugere ainda que a população e a pressionar as autoridades municipais eleitas para trabalhar essas questões.

Daqui a pouco, a entrevista completa com a defensora pública. Será ás 12hs 30min no REPÓRTER INTERATIVO.

[audio src="http://iappe.com.br/portal/images/audios/2019/defensoria_29_08_2019.mp3"]

 

========================================= 

 

ATUALIZADA DIA 20 AGOSTO 2019

 Dejetos de fossas descartados em NX causam repercussão

fossaNOVA XAVANTINA – O descarte de dejetos de fossas de Água Boa em uma lagoa de decantação de Nova Xavantina causou repercussão negativa na cidade vizinha.

Moradores de Nova Xavantina aram a criticar o fato, depois de tomarem conhecimento de que os dejetos de fossas de Água Boa são descartados na cidade vizinha. O caso virou até denúncia ao Ministério Público Estadual da comarca de Nova Xavantina.

O Serviço de Tratamento de Água e Esgoto – SETAE de Nova Xavantina diz que tem acordo firmado com as empresas de Água Boa. Os dejetos de fossas aram a ser descartados em Nova Xavantina, por falta de um local com licença ambiental em Água Boa.

A Defensoria Pública de Água Boa deve acionar a justiça por conta do crime ambiental cometido no aterro sanitário do município.

 

============================================ 

 

ATUALIZADA DIA 09 AGOSTO 2019

 

Dejetos de fossas: Defensoria assina TAC com empresas, mas ajuizará ação contra prefeitura e a do lixão

ÁGUA BOA – A Defensoria Pública da comarca acaba de celebrar um Termo de Ajustamento de Conduta com duas empresas que promovem a limpeza de fossas na cidade.

Antes, os dejetos eram despejados no lixão do município, sem a devida licença ambiental. Isso gerou no começo do ano, intensa atividade por parte da Defensoria Pública para corrigir o problema ambiental.

Está proibido descartar dejetos de fossas no lixão. As empresas acordaram em rear para a Acamara, Associação dos Catadores de Lixo, materiais e ajuda como forma compensatória. Além disso, as empresas continuam depositando os dejetos das fossas em local previamente licenciado, até que novas opções apareçam.

A informação é da defensora Dra. Caroline Reneé Pizzini Weitkiewic. A Acamara recebeu das empresas computador, internet, diesel e elevador de fardos, entre outros. Também foram notificadas a empresa que istra o lixão e a prefeitura. A defensora ressalta que uma empresa recebe R$ 60 mil mensais da prefeitura somente para istrar o lixão.

A empresa e a prefeitura não apresentaram propostas para a solução de problemas. Prefeitura enviou documento dizendo não ser responsabilidade dela tais situações, mesmo em se tratando de saneamento básico, ausente na cidade. A Defensoria Pública vai acionar a justiça contra a prefeitura por danos ambientais, improbidade istrativa e crime ambiental.

A documentação será enviada ao Tribunal de Contas do Estado. A defensora entende que existem indícios e suspeitas de irregularidades no contrato entre a prefeitura e a empresa que istra o lixão.

Daqui a pouco, a Defensora Dra. Caroline concederá entrevista para falar sobre o assunto. Será ás 12hs 30min no Repórter Interativo. Não perca.

 

====================================== 

 

ATUALIZADA ÀS 10:58hs

ÁGUA BOA – Aconteceu uma reunião na manhã desta quinta-feira (25) onde compareceram o Poder Executivo, Poder Legislativo, Empresários, Defensora Pública e imprensa local. Foi debatido sobre o despejo dos dejetos recolhidos nas fossas da cidade. O que aconteceu foi que a Defensoria Pública instalou processo investigatório – veja notícia abaixo - sobre o despejo dos dejetos no aterro sanitário local (lixão), baixou uma portaria, e notificou a prefeitura sobre os crimes ambientais.

O Poder Executivo então notificou as empresas que ficaram impossibilitadas de continuar despejando os rejeitos no aterro local. Uma das empresas teve o alvará suspenso, segundo nos foi reado extraoficialmente. O Codema não pode emitir licenças ambientais enquanto as empresas estiverem descartando irregularmente os rejeitos, e sem as licenças, a prefeitura não pode permitir a operação. As empresas por sua vez, ficam impedidas de trabalhar, e por isso os rejeitos devem ser descartados em local apropriado.

O local mais próximo para o descarte regular é em Nova Xavantina. Porém, como aumenta a distância para descarte, as empresas gastam mais, e isso reflete no preço cobrado para ‘limpar a fossa’ das casas e comércios. Segundo um empresário do ramo, a maioria da população local não tem condições de pagar a mais pelo serviço. Sem resolução do problema, as fossas não serão limpas e em curto tempo começarão a apresentar problemas maiores. O problema exige uma solução rápida por parte das autoridades.

O descarte estava sendo feito no Aterro Sanitário (lixão), uma vez que não há tratamento de esgoto na cidade nem local apropriado para o descarte dos rejeitos. A prefeitura havia destinado um local no aterro para depósito provisório. A Defensora Pública Dra. Caroline Renee lembra que a cidade está emancipada desde 1.979 e nunca solucionou o problema. A notificação da Defensoria ocorreu em março e até agora, não foram apresentadas ideias para sanar o problema. Já a obra da futura estação de tratamento de esgoto no Bairro Vila Nova segue parada e também não atenderá toda a cidade.

Agora, a prefeitura tem prazo de 10 dias para apresentar um projeto que ajude a resolver a situação.

 

==============================

 

ATUALIZADA DIA 25 ABRIL 2019

ÁGUA BOA – Uma reunião acontece hoje, quinta-feira (25) às 09hs na Câmara Municipal com o Ministério Público, Poder Executivo, Defensoria Pública e Vereadores. O objetivo é debater e tentar encontrar um acordo sobre o despejo dos dejetos oriundos de fossas em nossa cidade.

Acontece que segundo a Câmara de Vereadores o Ministério Público proibiu as empresas ‘limpa fossa’ de descartarem os dejetos recolhidos no lixão por não ser um local apropriado, após investigação dos Defensores Públicos (veja matéria abaixo). Agora, com a nova proibição as empresas que fazem esse serviço, tem que descartar o material em Nova Xavantina, aumentando assim os custos do serviço por estar agora incluso mais de 180km a mais no trajeto para dispensar os rejeitos.

A população e outros interessados são convidados a participarem da reunião que acontece daqui à pouco no Poder Legislativo local.

================================

 

ATUALIZADA DIA 14 MARÇO 2019 

Defensores net ÁGUA BOA – participam hoje do Repórter Interativo, os defensores públicos da comarca, Caroline Renée e Wendel Renato Cruz. 

Ambos falarão sobre o início das investigações de possível crime ambiental por despejo de dejetos de fossas no aterro do município.

Eles também querem investigar que tipo de fiscalização existe no Aterro (lixão) e o contrato entre a prefeitura e uma empresa terceirizada.

A entrevista com os defensores será apresentada daqui a pouco, ÀS 12HS 30MIN. NÃO PERCA.

 

 

======================================== 

 

Defensores AB ÁGUA BOA – A Defensoria Pública da comarca instaurou procedimento preliminar de Ação Civil Pública para investigar possível descarte de rejeitos no aterro (lixão).

Segundo os Defensores Públicos Carolina Renée Pizzini Weitkiewic e Wendel Renato Cruz, vai ser investigada a possível não observância da legislação que norteia o contrato entre a Prefeitura e a empresa que istra o lixão.

A Defensoria está trabalhando em prol da coletividade, diz a portaria. O documento da Defensoria afirma que existe a possibilidade de descarte de rejeitos de atividade de limpeza de fossas assépticas.

O órgão quer que o Codema e a prefeitura encaminhem a relação de empresas que atuam no ramo de limpeza de fossas assépticas e cópia dos procedimentos istrativos em que foram concedidas as licenças para funcionamento, esclarecendo se existe obrigação de onde e como deveria ocorrer o descarte dos dejetos.

A Defensoria Pública também quer saber da prefeitura como está funcionando a istração do lixão (aterro) já que o contrato terminava no começo do ano.

Confira Mais Notícias 6z2t2u

Gerais

Sicredi Araxingu divulga mais um ganhador (a) do Sorteio do Seguro de Vida 6k6g24

13 May 2025
Justiça

Poder Judiciário alerta sobre e-mails falsos 32693u

12 May 2025
Política

Deputado Dr. Eugênio reúne-se na ANTT para saber sobre licitação da FICO 65405c

25 April 2025
Saúde

Atendimentos com Cardiologista serão realizados em Querência nos dias 20 e 21 de maio 4x3m1e

21 May 2025
Policial

Acidente entre ambulância e moto deixa mulher grávida ferida 1x2c5g

16 May 2025
Gerais

Obras na BR-158 no perímetro urbano aumentam fluxo de veículos - evite a Rua 01 3v611y

23 May 2025
Esportes

Nova Nazaré se Prepara para a 2ª Edição do Torneio de Vôlei de Areia Misto! 5333n

12 May 2025
Esportes

10ª Edição do Campeonato Vale do Araguaia de Karatê Agita Água Boa! 92r2s

01 May 2025
'); jQuery.ajax({ type : 'GET', data : request, success: function (output) { jQuery(output).appendTo(".mfp_mid_116 > .mfp-grid"); var count = jQuery(".mfp_mid_116 .mfp_infinity_item").length; jQuery('input[name=count_116]').val(count); jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Carregar Mais'); if(jQuery.trim(output).length == 0) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('End of items'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_wrp_116').fadeOut(); }, 100); } }, error: function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Something went wrong'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_116').remove(); }, 2000); }, complete :function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').attr("disabled", false); } }); return false; });