Spray de espuma usado no carnaval pode causar acidentes graves 1f1c6u
QUERÊNCIA – Uma brincadeira gostosa de carnaval e apreciada não só pelas crianças, mas também por muitos adultos é a espuminha. Mas o famoso spray, além de tóxico, pode ser altamente inflamável.
Por isso, antes de comprá-lo, nas vésperas da folia, é bom ler os rótulos e se informar sobre os riscos à saúde.
A composição do produto apresenta substâncias que, em contato com a pele, podem causar reações alérgicas e urticárias, além de irritações na garganta e nos olhos.
Além disso, o gás utilizado para fazer com que o mecanismo de spray funcione é derivado de petróleo altamente inflamável. Como alerta, diversos vídeos têm circulado nas redes sociais com aniversariantes em chamas (veja abaixo), o que tem preocupado os especialistas.
Mesmo os produtos nacionais, obedecendo às orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não são isentos de risco.
A orientação, portanto, é para evitar o uso desse tipo de produto próximo a fontes de calor ou chamas, como fogueiras, velas, narguilés e isqueiros, entre outros. Ou, pelo menos, usá-los com responsabilidade.
O alerta cabe, principalmente, com a chegada das festas de Carnaval, onde esse tipo de produto é amplamente usado em matinês, ao lado de serpentinas e confetes – que em contato com fonte de ignição, pode gerar problemas graves.
Caso um acidente do tipo aconteça, a primeira medida que deve ser feita é extinguir o fogo. Em seguida, é essencial colocar a pele queimada sob água corrente em temperatura ambiente (de 15ºC a 25ºC), como embaixo da torneira ou no chuveiro. Não é indicada a água quente ou morna porque aumentaria a sensação de calor da vítima.
Se a roupa da pessoa ou a serpentina estiver fácil de tirar, remove. Do contrário, não é indicado forçar uma remoção, porque pode piorar a queimadura e arrancar parte da pele.
Pomadas, pó de café, plantas, folhas – nada disso deve ser posto sob a ferida ou queimadura. Após os primeiros socorros, é necessário buscar atendimento médico, para que o profissional possa avaliar a gravidade e receitar os medicamentos necessários.
Fica a dica de segurança para os foliões querencianos, para que o carnaval seja apenas de festa e alegria.
Confira Mais Notícias 6z2t2u

Alerta de golpe: Defensoria Pública não cobra dinheiro para liberar bens ou valores em processos 242r57
28 April 2025
Portaria define vazio sanitário da soja e próximo calendário de semeadura 4k3a1l
06 May 2025
Escolinha do Professor Amos – Juventus se destaca na 4ª Roo Cup em Rondonópolis-MT 5q2vj
05 May 2025