Estiagem histórica deixa rio Uruguai com os mais baixos níveis prolongados da história 1a4k6
ITAPIRANGA/SC - Os moradores ribeirinhos ao Rio Uruguai na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul continuam sendo afetados pela prolongada estiagem.
Desde janeiro o rio Uruguai está com baixo nível de água, como nunca tinha sido visto antes. Tanto que em fevereiro e março, os moradores flagraram várias vezes, o leito do rio cheio de pedras. Bacias de água se formaram. Até a balsa que faz a travessia entre Itapiranga/SC e Barra do Guarita/Rs, encalhou no meio do rio, de tão baixo que estava o nível da água.
O Sargento André Rauber do Corpo de Bombeiros de Itapiranga/SC disse que a corporação desde 2.015, faz anotações das cheias do rio Uruguai. A verificação é feita diariamente em dois momentos, às 7h e às 17h. "Nestes horários o nível mínimo que registramos foi 32cm, e se repetiu várias vezes este mês e nos meses anteriores, desde janeiro", disse ele.
Antes de 2015 o Corpo de Bombeiros não tem como informar oficialmente, mas Rauber cita moradores antigos como fonte, ao afirmar que nunca antes, o rio esteve tão baixo por tão prolongado período.
Quando o nível do rio a da quota dos 5 metros a verificação é feita de hora em hora para subsidiar as ações voltadas às projeções que são compartilhadas com a população levando em consideração além do nível do rio, a vazão das duas hidrelétricas próximas, Foz do Chapecó e Itá.
"Também possuímos um plano de contingência com o contato de todas as propriedades que são atingidas de acordo com o aumento do nível das águas. O Corpo de Bombeiros realiza contato com os proprietários quando as projeções indicam que chegará a tal nível, possibilitando a desocupação antecipada, minimizando os prejuízos das cheias", afirmou Rauber.
As duas maiores cheias registradas pela corporação foram em 1983 (sem registro oficial), mas estima-se que na época, o rio Uruguai tenha chegado a 15 metros. Em 2014 o rio chegou a 14,59m.
Diferente de outras estiagens anteriores, dessa feita o Rio Uruguai está desde janeiro com baixos níveis de água, o que intriga a população. O rio Uruguai proporciona belas paisagens principalmente para quem viaja de Santa Catarina para o Rio Grande do Sul, ou então, desde a localidade de Capoeira Grande, no altiplano do município de Barra do Guarita.
Nossa reportagem pesquisou em 3 estações climáticas do Inmet na região de Itpiranga/SC e Barra do Guarita para saber o índice pluviométrico. Em Erechim/RS, foram contabilizados apenas 304mm no primeiro quadrimestre de 2.020, contra 398mm de Chapecó. Nos primeiros 4 meses do ano, choveu pouco também em São Miguel do Oeste/SC, vizinho de Itapiranga.
Já em Itapiranga, o Corpo de Bombeiros informou a ocorrência de 456mm de chuvas nos primeiros 4 meses do ano. As fotografias são dos sites oestemania.com.br e rádio da Alto Uruguai de Três os/Humaitá/RS.
Confira Mais Notícias 6z2t2u

Acidente com bitrem carregado de soja interdita parcialmente a BR-158 - veja vídeo 3u1a63
22 May 2025
Polícia Militar apreende veículo clonado e prende suspeito em Nova Xavantina 4f1o5a
17 May 2025
Tolerância Zero às Invasões de Terra: PM desmantela ação armada em fazenda de Cocalinho - VEJA VÍDEO 83j26
03 May 2025