Peritos Criminais da Politec repudiam Portaria da Secretaria de Segurança Pública de MT 3j5p4q
CUIABÁ - O Sindicato dos Peritos Oficiais Criminais de Mato Grosso (SINDPECO/MT) vem, por meio desta nota, manifestar seu repúdio à Portaria Conjunta N° 001/2016/GAB-SESP/PJC, publicada no D.O.E de 15/08/2016, emitida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP-MT) em conjunto com a Polícia Judiciária Civil (PJC-MT).
Esta portaria usurpa atribuições exclusivas dos profissionais da carreira de Peritos Oficiais Criminais do Estado de Mato Grosso, atribuições estas definidas no Código de Processo Penal (P) e na Lei Estadual 8.321/05. Ressaltamos a ilegalidade desta portaria, pois vai contra normas instituídas na referida lei ordinária e no P. Salientamos que esta portaria foi construída sem o conhecimento institucional da Perícia Oficial e Identificação Técnica (POLITEC) e do SINDPECO/MT, demonstrando a falta de respeito da SESP com a POLITEC e com a categoria dos Peritos Oficiais Criminais. Tal falta de atenção com a POLITEC pode ser observada na estrutura deficiente, causada pela falta de uma política de investimentos para a Instituição, que vem resultando em casos como atrasos na liberação de corpos, demora na entrega de carteiras de identidade e não realização de exames de dosagem alcóolica e de DNA por falta de reagentes.
Observamos que as mudanças trazidas por esta portaria influenciam negativamente a autonomia do trabalho pericial bem como a devida preservação do local de crime, obrigação da PJC, conforme o P, prejudicando, assim, toda a persecução penal e trazendo resultados muito nocivos à sociedade. Esta portaria promove uma verdadeira guerra institucional entre as forças de segurança pública. Acreditamos que a atuação conjunta das entidades de segurança pública é fator fundamental para vencer a guerra contra o crime e esta deve ser fomentada pela SESP.
Salientamos que a autonomia da perícia foi um grande avanço alcançado pelo Estado de Mato Grosso e que o modelo atual é copiado por várias outras unidades federativas. Esta portaria também ataca diretamente a autonomia da perícia criminal, defendida por órgãos como ONU, Ministério Público, OAB e inúmeras organizações de defesa dos Direitos Humanos, mostrando um retrocesso enorme à modernização da Segurança Pública do Estado de Mato Grosso.
Cuiabá, 17 de agosto de 2016. (Alisson Fagner dos Santos Trindade - Presidente do Sindpeco/MT)
Confira Mais Notícias 6z2t2u

Nova Nazaré se Prepara para a 2ª Edição do Torneio de Vôlei de Areia Misto! 5333n
12 May 2025
Atlas da Violência aponta MT como o terceiro estado com maior número de apreensões de cocaína pelas forças estaduais 4wg6z
13 May 2025
PRF inicia Operação Dia do Trabalho com restrição de tráfego para veículos de carga em Mato Grosso i123k
30 April 2025