Defensoria participa da criação da Rede de Enfrentamento à violência contra a mulher de NX 3y5u1f

NOVA XAVANTINA - 

A Defensoria Pública de Mato Grosso (DPMT) participou, na última terça-feira (18), da solenidade de do termo de cooperação de criação da Rede de Enfrentamento à violência contra a mulher de Nova Xavantina (650 km de Cuiabá), no Fórum Municipal.

A primeira rede de enfrentamento à violência de gênero foi criada em Barra do Garças, por iniciativa da Defensoria Pública, em 2013. Atualmente, o grupo conta com mais de 20 parceiros.

Convidada pela Coordenadoria Estadual da mulher em situação de violência doméstica do Poder Judiciário (Cemulher), a defensora pública Lindalva de Fátima Ramos, idealizadora do projeto, representou a DPMT no evento.

“Há 11 anos, temos em Barra do Garças a Rede de Frente, que luta no combate à violência contra a mulher. Para mim, a nossa Rede de Frente servir de exemplo para implantação de outras em dezenas de municípios é motivo de muito regozijo e emoção”, afirmou Lindalva.

Ontem (19), em período integral, ocorreu a capacitação das instituições que compõem a rede e dos servidores municipais e estaduais que atendem as vítimas de violência, incluindo professores, agentes de saúde, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, policiais civis e militares, e bombeiros.

“É fundamental que essas e esses profissionais participem da capacitação cujo conteúdo será: a evolução dos direitos das mulheres, surgimento e objetivos da Lei Maria da Penha, enfatizando a ótica de gênero, tipos de violência doméstica, a interferência da autoestima na violência doméstica e familiar, ciclo da violência doméstica e familiar, violência de gênero, mudança de mentalidade, trabalho em Rede, desafios e dimensões, escuta e atendimento humanizado no atendimento da violência doméstica, comunicação não verbal, escuta especializada, acolhimento, escuta humanizada no atendimento em Rede e ao final realizaremos a parte prática que é a elaboração do fluxograma de atendimento da Rede local”, diz trecho do documento, assinado pela assessora técnica multidisciplinar da Cemulher, Ana Emilia Sotero.

Plano nacional – Na última terça-feira (18), também entrou em vigor a Lei 14.899/24, que determina a criação, pela União e por estados, Distrito Federal e municípios, de um plano de metas para o enfrentamento integrado de todo tipo de violência contra as mulheres.

Além de metas de prevenção, o plano, que terá validade de dez anos (com atualização obrigatória a cada dois anos), deve assegurar atenção humanizada à mulher que esteja em situação de violência.

O plano prevê uma série de medidas, tais como: disponibilização de dispositivo móvel de segurança que viabilize a proteção da integridade física da mulher; expansão das delegacias de atendimento à mulher; ampliação dos horários de atendimento dos institutos médico-legais e dos de atendimento à mulher em situação de violência; monitoramento eletrônico do agressor; reeducação e acompanhamento psicossocial do agressor; e disciplina específica de enfrentamento da violência contra a mulher nos cursos regulares das instituições policiais. (Ascom)

Defensoria participa da criação da Rede de Enfrentamento à violência contra a mulher de NX

Confira Mais Notícias 6z2t2u

Gerais

Nerci e Zelmira Mroginski relatam os tempos do pioneirismo - veja vídeo 8446n

29 April 2025
Policial

Operação Tolerância Zero resulta em prisões, apreensões de drogas e flagrantes de infrações de trânsito 68q2m

03 May 2025
Política

Empaer recebe veículo com intermediação do deputado Dr. Eugênio 226k39

13 May 2025
Policial

PM flagra condutores sem CNH 2k3v4j

29 April 2025
Gerais

Sicredi Araxingu anuncia que ganhador (a) do cheque de R$ 50 mil é de Jussara/GO 29154w

22 May 2025
Policial

PM flagra motociclista sem CNH trafegando na contramão de direção 513no

19 May 2025
Policial

Tolerância Zero às Invasões de Terra: PM desmantela ação armada em fazenda de Cocalinho - VEJA VÍDEO 83j26

03 May 2025
Agronegócio

Boletim Semanal do IMEA sobre Soja, milho, algodão, leite, fretes e boi gordo 5y6g6k

20 May 2025
'); jQuery.ajax({ type : 'GET', data : request, success: function (output) { jQuery(output).appendTo(".mfp_mid_116 > .mfp-grid"); var count = jQuery(".mfp_mid_116 .mfp_infinity_item").length; jQuery('input[name=count_116]').val(count); jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Carregar Mais'); if(jQuery.trim(output).length == 0) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('End of items'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_wrp_116').fadeOut(); }, 100); } }, error: function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Something went wrong'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_116').remove(); }, 2000); }, complete :function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').attr("disabled", false); } }); return false; });