Featured

Comarca de Ribeirão Cascalheira comemora 21 anos de prestação de serviços à comunidade 6a3815

RIB. CASCALHEIRA - A Comarca de Ribeirão Cascalheira comemora 21 anos de instalação. Criada pela Lei Complementar n.º 133, de 03 de setembro de 2003, a unidade foi instalada em 12 de março de 2004. 

Além de atender às demandas do município de Ribeirão Cascalheira, a unidade tem jurisdição nos municípios de Bom Jesus do Araguaia e Serra Nova Dourada. Juntos, são mais de 19,1 mil pessoas assistidas pela Comarca, categorizada como Entrância Inicial. 

A unidade é constituída por uma Vara de Competência Geral (cível e criminal), gerenciada pela juíza substituta Michele Cristina Ribeiro de Oliveira. Desde que assumiu, em fevereiro de 2024, a magistrada relata que a experiência na unidade tem sido de aprendizado e realização. 

“Esta comarca enfrenta inúmeros desafios, mas também alcançou importantes conquistas. Como juíza substituta, tenho sido testemunha do empenho diário de todos que fazem parte desta unidade judicial, que são essenciais para a entrega da prestação jurisdicional”.

Atualmente, a unidade possui aproximadamente sete mil processos judiciais, cujas principais demandas estão relacionadas ao direito civil, previdenciário e tributário.

“Desde minha chegada, uma das minhas prioridades foi dar celeridade nos processos previdenciários, com ênfase nas aposentadorias rurais e no Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), áreas nas quais nossa comarca possui competência delegada pela Justiça Federal”, ressaltou a magistrada.

Dos 21 anos de existência, dez deles foram acompanhados pelo atual gestor da unidade, Caíque Porfírio Guimarães, que conheceu o Judiciário quando atuou como conciliador.

“A Comarca de Ribeirão Cascalheira é a minha casa. Assim que saí da faculdade, eu não conhecia muito sobre como é trabalhar no Poder Judiciário, e em 2015 comecei como conciliador. Foi quando me despertou o interesse em fazer parte do TJMT.  Diante disso, resolvi fazer o concurso e optei por escolher Ribeirão Cascalheira como minha casa. Em 2020, assumi como técnico [judiciário] e, desde então, tenho dedicado boa parte do meu tempo para cumprir o meu dever como servidor, buscando sempre a melhor prestação jurisdicional”.

Pelo compromisso e dedicação dos servidores da unidade, a juíza substituta agradeceu o empenho da equipe.

“Não posso deixar de expressar minha gratidão ao trabalho de todos os servidores da comarca – gestores, analistas, técnicos, assessores de gabinete, estagiários e terceirizados – que, com empenho, dedicação e união, têm contribuído de forma decisiva para o cumprimento de nossa missão. Sem esse esforço conjunto, os resultados não seriam possíveis”.

 Projetos

A Comarca de Ribeirão Cascalheira atua à frente de quase 20 projetos de assentamentos rurais, que ocupam uma área aproximada de 200 mil hectares, o que resulta em um grande volume de demandas sobre a matéria. Conforme a magistrada, as comunidades assentadas vivem em situação de vulnerabilidade social. “Boa parte, devido às condições de vida nas áreas rurais, onde, com os avanços tecnológicos, ocorre uma substituição gradual da mão de obra humana por maquinários agrícolas, o que tem gerado aumento do desemprego”, conta.

Para reduzir os impactos, no último ano, a Comarca realizou mutirões de audiências, perícias previdenciárias e estudos socioeconômicos. “Esta ação permite um atendimento com agilidade e eficiência às demandas da população”, reforça Michele Cristina Ribeiro de Oliveira.

Magistrados

Em 21 anos de existência, a Comarca de Ribeirão Cascalheira contou com a dedicação de 13 magistrados (as) Jorge Iafelice dos Santos, Anderson Candiotto, Wagner Plaza Machado Júnior, Walter Tomaz da Costa, André Barbosa Guanaes Simões, Cristhiane Trombini Puia Baggio, Jean Louis Maia Dias, Maurício Alexandre Ribeiro, Aroldo José Zonta Burgarelli, Janaína Cristina de Almeida, Thalles Nóbrega Miranda Rezende de Britto, Raissa da Silva Santos Amaral e Alanna do Carmo Sankio.  (AScom)

Comarca de Ribeirão Cascalheira comemora 21 anos de prestação de serviços à comunidade

Confira Mais Notícias 6z2t2u

Esportes

Querência vence Nova Nazaré pela Copa Araguaia no Estádio Osvaldo Gorgen 4d2fr

05 May 2025
Gerais

IPVA de veículos com placas finais 8, 9 e 0 deve ser pago em maio 6g1g3o

15 May 2025
Cidades

Curso de cuidador de idosos ainda com vagas abertas em Querência 5c4058

29 April 2025
Saúde

Secretaria de Saúde Intensifica Cuidados com a População Durante Surto de Dengue e Gripe; Veja vídeo 682r3u

09 May 2025
Policial

Polícia Civil de Querência intensifica combate a furtos com nova fase da Operação Casa Segura e recupera objetos levados de residências 2q5k5s

16 May 2025
Internet

Palestras sobre o trânsito no Maio Amarelo -veja vídeo 3w4dh

16 May 2025
Cidades

Reunião entre prefeitura, comerciantes e moradores discute som alto no Setor F 5q1o2b

23 April 2025
Gerais

Lançada a campanha Maio Amarelo - veja reportagem 5i6n1

06 May 2025
'); jQuery.ajax({ type : 'GET', data : request, success: function (output) { jQuery(output).appendTo(".mfp_mid_116 > .mfp-grid"); var count = jQuery(".mfp_mid_116 .mfp_infinity_item").length; jQuery('input[name=count_116]').val(count); jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Carregar Mais'); if(jQuery.trim(output).length == 0) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('End of items'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_wrp_116').fadeOut(); }, 100); } }, error: function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Something went wrong'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_116').remove(); }, 2000); }, complete :function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').attr("disabled", false); } }); return false; });