Comarca de Nova Xavantina completa 39 anos como referência na prestação jurisdicional 4af5z
NOVA XAVANTINA - A Comarca de Nova Xavantina comemorou 39 anos de instalação no sábado (10/05), celebrando quase quatro décadas de dedicação ao o à Justiça, fortalecimento das instituições e promoção da cidadania no estado de Mato Grosso.
Criada pela Lei nº 4.964, de 26 de dezembro de 1985, a Comarca foi oficialmente instalada em 10 de maio de 1986, tendo como primeira juíza diretora a magistrada Maria Aparecida Ribeiro, sob a presidência do então vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Carlos Avallone.
Atualmente, a Comarca conta com duas varas (1ª e 2ª Vara Cível e Criminal), e duas magistradas em exercício: Angela Maria Janczeski Góes – também diretora do foro – e Tabatha Tosetto. O quadro funcional é composto por 56 servidores, entre credenciados, terceirizados, estagiários, efetivo e guarda patrimonial, que atuam diariamente no atendimento à população e na condução de 5.682 processos em trâmite, entre cartas precatórias, inquéritos policiais e execução penal.
Desde 21 de março de 2014, a Comarca dispõe do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), voltado à promoção de métodos autocompositivos, especialmente em áreas como família, cível e direito público. Entre as ações voltadas ao público interno e externo, destaca-se a implementação e fortalecimento de práticas de Justiça Restaurativa, consolidando a comarca como referência em soluções pacificadoras e humanizadas.
Ao longo de quase quatro décadas, aram pela direção do foro magistrados e magistradas que deixaram sua contribuição para o desenvolvimento da unidade:
Maria Aparecida Ribeiro, Cirio Miotto, Dirceu dos Santos, Mário Roberto Kono de Oliveira, Cleber Freire da Silva Pereira, Marcemila Mello Reis, Newton Franco de Godoy, Rodrigo Roberto Curvo, Tatiane Colombo, Célia Regina Vidotti, Wladimir Perri, Francisco Rogério Barros, Bruno D’Oliveira Marques, Gleidson de Oliveira Grisoste Barbosa, Marco Antonio Canavarros dos Santos, Thiago Cordero Pivotto, Ítalo Osvaldo Alves da Silva, Luciene Kelly Marciano Roos, Carlos Eduardo de Moraes e Silva, Ricardo Nicolino de Castro e a atual diretora, Angela Maria Janczeski Góes.
Além deles, também atuaram como juízes na unidade os magistrados Lierte Garcia Gonzaga, Luis Fernando Voto Kirche, Gustavo Chiminazzo de Faria e Tabatha Tosetto.
Um marco importante na história da Comarca foi a inauguração da nova sede do Fórum “Dr. Luiz Tarabini Machado”, realizada em 17 de agosto de 2021, pela então Vice-Presidente do TJMT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, e pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador José Zuquim Nogueira. A nova estrutura reafirmou o compromisso com a modernização do Judiciário e o aprimoramento do serviço prestado à população.
Neste aniversário, a Comarca de Nova Xavantina reafirma seu papel essencial na prestação jurisdicional e celebra não apenas sua trajetória institucional, mas o trabalho coletivo de magistradas, servidores e servidoras que, com dedicação, constroem diariamente uma Justiça mais ível, eficiente e humana.
Flávia Borges - Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Confira Mais Notícias 6z2t2u

Polícia militar prende quatro envolvidos em ação violenta no setor saúde; um continua foragido 6e5031
26 April 2025
PM e SEMA flagram pesca predatória; suspeito perde barco e apetrechos u3gk
09 May 2025
Armazenagem não acompanha evolução da safra e pode gerar risco para safras futuras w6z5m
04 May 2025