Featured

Crea-MT manifesta apoio ao movimento contra a aprovação da PEC 37 2o3j1v

Na manhã desta sexta-feira, dia 12 de abril, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Juares Samaniego, declarou o apoio do Crea-MT ao Ato Público, realizado no auditório das Promotorias de Justiça de Cuiabá, contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 37 que visa tornar a atividade investigatória criminal exclusiva das polícias Federal e Civil.

O movimento organizado pelo Ministério Público do Estado, pela Associação Mato-Grossense do Ministério Pública e pela Fundação Escola Superior do Ministério Público reuniu mais de 60 entidades, dentre as quais o Crea-MT, que am a nota de repúdio à PEC 37. Esse documento será enviado à bancada federal no Congresso Nacional para que os parlamentares votem contrário à aprovação da referida proposta.

 

Para o procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Paulo Prado,essa é uma luta da sociedade brasileira, pela liberdade, democracia e transperência. “Este Ato não aceita calar a voz da população. A sociedade está mobilizada não em favor do Ministério Público, mas em favor da democracia. Iremos às ruas e à Brasília, porque essa não é a PEC que o povo brasileiro quer.”

Juares Samaniego, concorda que tornar a ação investigatória exclusiva da polícia, além de criar insegurança jurídica, não estará promovendo a democracia. “O Crea-MT é parceiro ativo do Ministério Público, realizando fiscalizações e perícias como prova para compor as ações demandadas pelo Ministério Público que seriam invalidadas com a aprovação dessa PEC”.

Dentre as consequências da aprovação da proposta, apontadas no Ato Público, está a quebra de tratados internacionais assinados pelo Brasil. A Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado, por exemplo, prevê a atuação de órgãos mistos de investigação e não a ação exclusiva da polícia. Além da ameaça à integração de forças entre as diversas instituições públicas que enfrentam a corrupção e buscam solucionar os problemas da segurança pública.

“Com o poder de investigar privativo às polícias, a redução do número de órgãos que podem fiscalizar será uma vitória para a impunidade. O trabalho de instituições como Ibama, Receita Federal, Controladoria-Geral da União, Conselho de Controle de Atividades Financeiras, Banco Central, Previdência Social, Fiscos e Controladorias Estaduais poderá ser questionado e invalidado em juízo”, argumentou o diretor da Escola Superior do Ministério Público, o promotor público José Antônio Borges Pereira.


Fonte: Josemara Zago - Gecom/Crea-MT

Confira Mais Notícias 6z2t2u

Policial

Operação Tolerância Zero resulta em prisões, apreensões de drogas e flagrantes de infrações de trânsito 68q2m

03 May 2025
Policial

Autoridades comentam queda nos índices de criminalidade - veja vídeo 5q1a2g

14 May 2025
Política

Deputado Dr. Eugênio reúne-se na ANTT para saber sobre licitação da FICO 65405c

25 April 2025
Esportes

Querência vence Nova Nazaré pela Copa Araguaia no Estádio Osvaldo Gorgen 4d2fr

05 May 2025
Agronegócio

Prazo para vacinar rebanho contra a brucelose termina em junho 316m2z

07 May 2025
Policial

13º Comando Regional da PM se destaca com 230 TCOs em abril nas cidades do Médio Araguaia 5f1q4t

12 May 2025
Policial

Invasão de terras na Serrinha: PM suspeito foi preso preventivamente 5t4g1l

23 May 2025
Policial

PM flagra moto adulterada tirpulada por 3 pessoas, e condutor sem CNH 2t4e4f

12 May 2025
'); jQuery.ajax({ type : 'GET', data : request, success: function (output) { jQuery(output).appendTo(".mfp_mid_116 > .mfp-grid"); var count = jQuery(".mfp_mid_116 .mfp_infinity_item").length; jQuery('input[name=count_116]').val(count); jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Carregar Mais'); if(jQuery.trim(output).length == 0) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('End of items'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_wrp_116').fadeOut(); }, 100); } }, error: function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Something went wrong'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_116').remove(); }, 2000); }, complete :function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').attr("disabled", false); } }); return false; });