Featured
ÁGUA BOA - Oito reeducandos da Penitenciária Major PM Zuzi Alves da Silva, em Água Boa, participaram de audiências onitórias e de justificação nesta quinta-feira (9 de fevereiro), no Fórum. Essa é uma das atividades desenvolvidas no Aprimoramento Processual da Justiça Criminal, que ocorre até amanhã (10 de fevereiro). Ao longo desta semana, estão sendo verificados um a um os processos criminais, cartas precatórias criminais, autos de prisão em flagrante e executivos de pena das comarcas de Água Boa, Barra do Garças, Novo São Joaquim, Nova Xavantina, Campinápolis e Canarana.
Reeducandos participam de audiências em Água Boa 22345s
Inácio Roberto
Justiça
os: 1584

Quatro audiências foram onitórias, para estabelecer as condições para o cumprimento do regime semiaberto, e quatro de justificação, para ouvir a versão dos fatos do detento que regrediu de regime pelo não cumprimento das determinações do juízo na época da progressão. Todas conduzidas pelo juiz Pedro Davi Benetti e acompanhadas pela promotora de justiça Clarissa Cubis de Lima Canan e pela defensora pública Carolina Renée Pizzini Weitkiewic.
R.O.T, de 42 anos, participou da primeira audiência onitória. Condenado a 14 anos e quatro meses de reclusão, o encarregado de serviços gerais estava preso desde maio de 2012, tendo cumprido o requisito para progressão – 2/5 da pena – em janeiro deste ano. O pedido foi deferido pela juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso Ana Cristina Mendes Silva, durante o regime de exceção. Na audiência, Ministério Público e Defensoria Pública também se manifestaram a favor da progressão.
Atualmente o detento trabalha na limpeza do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) de Água Boa e estuda, o que lhe permitiu a remição da pena. Na audiência onitória, foi determinado que: 1) mantenha o endereço atualizado em juízo e que o informe ao oficial de justiça na ocasião do cumprimento do alvará de soltura; 2) comprove atividade lícita (emprego) no prazo de 30 dias; 3) compareça mensalmente ao juízo para informar e justificar suas atividades; 4) se recolha ao domicílio às 20h, podendo sair às 5h para trabalhar; 5) não consuma drogas ou ingira bebidas alcoólicas; 6) não frequente bares, boates e congêneres.
O magistrado ainda orientou o reeducando a continuar os estudos e explicou todas as condições apresentadas. “Na nossa vida nunca é tarde para andarmos para frente”, ponderou Pedro Benetti. “Não desperdice esse benefício. Por favor, cumpra todas as condições para não voltar, leia sempre esse papel, qualquer dúvida nos procure”, aconselhou a promotora Clarissa Canan. “Não vou voltar, vou trabalhar na fazenda”, afirmou R.O.T.
F.W.S.S., de 21 anos, também participou de audiência onitória nesta quinta. Condenado a sete anos, seis meses e 22 dias de reclusão, ele cumpriu 1/6 da pena e outros requisitos como o bom comportamento e a boa convivência na penitenciária, garantindo assim o direito à progressão. “Quero voltar para Redenção do Pará onde está minha família e meus três filhos”, disse. O juiz orientou o jovem com relação às condições para cumprimento da pena em regime semiaberto e reforçou a importância do estudo. “Fique longe da bebida, drogas e bares, isso é obrigação sua. Pense na sua família parra conseguir. Seus filhos vão se inspirar em você, volte a estudar”, argumentou Pedro Benetti.
G.S.A, de 25 anos, e W.C.S, de 41 anos, também progrediram para o semiaberto mediante as condições apresentadas na audiência onitória. Já dos quatro detentos que compareceram às audiências de justificação, dois tiveram a justificativa aceita e dois não. As justificativas de R.C.A., de 32 anos, e de M.E.A, de 51 anos, foram aceitas e eles voltaram a ter o direito de cumprir a pena no semiaberto. “A Justiça pode ajudar a encontrar os caminhos, mas a força de vontade tem que partir de dentro do reeducando”, constatou a promotora Clarissa Canan. (Ascom TJ-MT)
Confira Mais Notícias 6z2t2u

Enterrado de cabeça para baixo: restos mortais são achados seis anos após crime em Ribeirão Cascalheira; Veja vídeo 234560
23 May 2025
Família é rendida e mantida refém durante assalto violento em residência de Canarana 28561c
09 May 2025
Pecuária terá melhora de preços nos próximos meses, avalia Guilherme Tonhá 19492e
14 May 2025
Obras na BR-158 no perímetro urbano aumentam fluxo de veículos - evite a Rua 01 3v611y
23 May 2025