Featured

Reunião do MP sobre áreas úmidas; presidente de Sindicato concede entrevista 2t1m19

ATUALIZADA DIA 03/Setembro/2018

ÁGUA BOA – Participará hoje do Repórter Interativo, o presidente do Sindicato Rural. Antonio Fernandes Tonico de Mello fará um balanço do encontro ocorrido na sexta-feira, em Nova Xavantina, sobre as áreas úmidas do Araguaia.

Tonico disse que na região existem mais de 13 mil propriedades rurais que podem ser atingidas se houver nova legislação ambiental. Tonico disse que os governos devem aumentar a fiscalização para combater os incêndios florestais em áreas indígenas, o que não vem ocorrendo atualmente.

Tonico salienta que existe preocupação com os mananciais d’água por parte da classe agrícola e das autoridades. A entrevista com Tonico será apresentada daqui a pouco.

NOVA XAVANTINA - O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa Ambiental e Ordem Urbanística, promoveu na sexta-feira (31/ago), reunião pública de sensibilização e defesa das áreas úmidas do Araguaia. O evento ocorreu na Praia do Sol.

De acordo com o titular da Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa Ambiental, procurador de Justiça Luiz Alberto Esteves Scaloppe, o objetivo foi sensibilizar a sociedade mato-grossense para a importância socioambiental da conservação do Pantanal do Araguaia, região de área úmida em que está inserido o Município de Nova Xavantina e diversos municípios da Bacia do Araguaia.

Eles debateram o aumento dos mecanismos de proteção jurídica-ambiental com o aprimoramento e interpretação de técnicas de valoração do dano ambiental.

Scaloppe no início do encontro, mencionou a urgência na preservação da água, incluindo seus ecossistemas, varjões, vegetação, fauna flora, animais. Esta preservação foi estudada de forma científica e técnica. Professores, mestres e doutores da Unemat realizaram esses estudos.

Várias autoridades participaram do encontro, que lotou a escadaria da Praia do Sol. Prefeitos e representantes de mais de 10 municípios, deputados, produtores, pecuaristas, comunidade organizada, indígenas, ambientalistas de todo o Araguaia, representantes de entidades e também a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Antônio ‘Tônico’ de Melo e Dr. Eugênio de Água Boa estiveram presentes também.

A reunião foi apresentada e conduzida pela Promotora de Justiça de Diamantino, Dra. Maria Cielli Pessoa de Lima. Além da Promotora o Dr. Scaloppe falou, o secretário de Estado do Meio Ambiente André Baby, Promotor de Nova Xavantina Dr. Welinton Petroline, prefeitos e políticos também se manifestaram. Membros das universidades UFMT e Unemat que estudaram o caso, também estavam presentes.

Os professores e mestres da Unemat, expam a urgente necessidade de preservação dos mananciais de água, para a preservação da vida na terra.

Índios Xavantes lembraram que os rios estão secando drasticamente. Representantes dos Sindicatos Rurais e Famato fizeram o uso da palavra, alguns apesar de ressaltar a necessidade de preservação da água, lembraram que os Sindicatos e a Famato não apoiam a forma como foi abordado o assunto. Representantes da Acrimat também estivaram presentes.

Scaloppe disse que esse evento é uma reunião pública, e a intenção é que aconteça em quase todo o Estado.

Um dos objetivos foi colher subsídios através das exposições e depoimentos para futuras ações do Ministério Público.

“Tomar ciência dos problemas ambientais existentes nas localidades, para, em posse deles, notificar, autuar, prender, agir”, disse Scaloppe.

Como lembrado pelo procurador de justiça, uma reunião pública não tem poder de decisão, é apenas uma espécie de troca de informações sobre um assunto, do qual existe um processo que está em andamento. Em geral, a reunião esclareceu alguns pontos do processo que a população e autoridades desconheciam.

A maioria elogiou o encontro. Ainda não há muita coisa concreta definida porque o MP pretende realizar outras reuniões, para no final da ‘caminhada’, tomar decisões para o caso. Todos ressaltaram a importância de preservar o meio ambiente.

 

================================

 

ÚmidasÁGUA BOA – Produtores rurais estão preocupados com a discussão sobre a criação de mais uma unidade de conservação ambiental em nossa região. Encontro sobre as áreas úmidas será realizado nesta sexta-feira, às 19hs em Nova Xavantina.Tonico de Mello

O tema está sendo proposto pelo Ministério Público Estadual. As lideranças do agronegócio estão descontentes com o tema, pois acreditam se tratar de mais um capítulo contra a produção agrícola e pecuária. Nesse sentido, caravanas estão sendo planejadas para deslocar produtores rurais para o encontro em Nova Xavantina na sexta-feira.

Segundo informações extraoficiais, a intenção é criar uma área úmida na região dos calcários no rio das Mortes em Cocalinho, o que poderia prejudicar os municípios de Água Boa, Nova Nazaré e Cocalinho. O presidente do Sindicato Rural de Água Boa confirmou essa possibilidade.

Antonio Fernandes Tonico de Mello salientou que a proposta dos ambientalistas é paralisar qualquer atividade agrícola, pecuária e de mineração, o que poderia atingir a produção de calcário das mineradoras de Cocalinho. O sindicalista disse que da noite para o dia, os agropecuaristas são surpreendidos com novas decisões que só prejudicam a produção primária.

Salientou que o produtor não é mais dono da propriedade, sendo que a qualquer momento, o governo estabelece novas regras em áreas que tem décadas de exploração. Tonico disse que isso causa uma insegurança jurídica sem precedentes no campo. O Sindicato está convocando os produtores para seguirem em Caravana até Xavantina na sexta-feira, para participar do encontro. A saída da caravana será às 16hs da sexta-feira, em frente ao Sindicato.

Tonico concederá entrevista daqui a pouco para falar sobre mais essa preocupação da classe agrícola. Será ás 12hs 30min no REPÓRTER INTERATIVO. Não perca.

Confira Mais Notícias 6z2t2u

Policial

Invasão de terras na Serrinha: PM suspeito foi preso preventivamente 5t4g1l

23 May 2025
Policial

Motorista causa acidente e é flagrado embriagado 4s464b

25 May 2025
Gerais

32ª Expovale terá adesivaço hoje e262o

23 May 2025
Gerais

IPVA de veículos com placas finais 8, 9 e 0 deve ser pago em maio 6g1g3o

15 May 2025
Esportes

Atleta Samara de Querência conquista 1º lugar em sua categoria na Corrida dos Trabalhadores em Água Boa 1v2a2f

26 May 2025
Esportes

Canarana em Campo: Campeonato Municipal de Futebol 2025 Começa com 21 Equipes na Disputa! 6y5g6u

02 May 2025
Esportes

Tarde e Noite de Futebol Agitado Agitam Água Boa na Copa Araguaia 3n4m22

18 May 2025
Gerais

Encerramento do Festival da Canção A Voz de Água Boa - veja os campeões 1p1zk

12 May 2025
'); jQuery.ajax({ type : 'GET', data : request, success: function (output) { jQuery(output).appendTo(".mfp_mid_116 > .mfp-grid"); var count = jQuery(".mfp_mid_116 .mfp_infinity_item").length; jQuery('input[name=count_116]').val(count); jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Carregar Mais'); if(jQuery.trim(output).length == 0) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('End of items'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_wrp_116').fadeOut(); }, 100); } }, error: function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Something went wrong'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_116').remove(); }, 2000); }, complete :function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').attr("disabled", false); } }); return false; });