Incêndio florestal que atingia pastagens foi controlado no Assentamento Santa Maria i5o4u
Atualizada dia 04 set
ÁGUA BOA – Um enorme incêndio florestal iniciado na terça-feira na Terra Indígena Areões, atingiu também as propriedades rurais do PA Santa Maria, assentamento distante 45km da cidade de Água Boa. O fogo foi controlado só na madrugada de hoje.
Várias propriedades rurais tiveram enormes perdas, como cercas queimadas, vegetação nativa, áreas de preservação e pastagens. Os prejuízos foram enormes. Um produtor relatou que tem mais de 3 quilômetros de frente para a BR-158, próximo ao rio Areões.
Segundo ele, o fogo veio da área indígena e acabou atingindo 50% da sua propriedade. Eles aram mais de 10 horas com 10 pessoas tentando controlar o fogo. Da beira do Rio Areões, o fogo atingiu várias outas propriedades rurais.
No outro lado do assentamento, em direção a Água Boa, o fogo chegou até a beira do Córrego Borecaia, na travessia da BR-158. O professor Elizeu Ramon Fernandes Freitas da Agrovila Santa Maria disse que foi fundamental a chegada de uma equipe dos Bombeiros ontem a noite.
Durante várias horas eles mobilizaram adequadamente os moradores voluntários no combate às chamas. O controle do maior foco de incêndio só ocorreu na madrugada de hoje. A comunidade do PA Santa Maria fez questão de agradecer ao empenho do Corpo de Bombeiros nesse trabalho.
Aliás, foi o único apoio que os moradores receberam.
================================
Publicado dia 03 set
ÁGUA BOA - O fogo no P.A. Santa Maria segue se alastrando e está assustando aos assentados e fazendeiros da região.
Segundo notícia reada por produtores rurais, o fogo teve início na Terra Indígena Areões no trecho entre Água Boa e Nova Xavantina. Porém, os ventos fortes arrastaram as chamas para o outro lado da BR-158, atingindo dezenas de propriedades.
Os produtores relatam a perda de cercas, pastagens, matas e áreas de preservação permanente. Faz dois dias que os produtores e assentados do PA Santa Maria pedem socorro as autoridades, mas receberam pouca ajuda. Os moradores tem medo até de perder casas, currais e outras benfeitorias, por falta de condições e socorro no combate às chamas.
A queimada iniciou anteontem quando os produtores rurais notaram os primeiros sinais de fumaça vindos da terra indígena e atravessando a rodovia federal na região do Projeto de Assentamento Santa Maria.
Infelizmente, segundo relatos dos assentados, os ventos fortes, a baixa umidade do ar e o forte calor fizeram o incêndio se alastrar por uma vasta região que compreende cerca de 25 quilômetros de comprimento. Com equipamentos simples como tratores, não é possível mais conter o fogo.
Relatos que vieram agora a noite indicam que pessoas idosas estão se virando como poder para evitar que o fogo destrua lares, currais e benfeitorias.
Os Bombeiros devem ser acionados pelo telefone 193. Nossa reportagem fez contato com o comando de Nova XAvantina. O Cap. Kunze disse que faz 48 horas que as equipes estão combatendo incêndios florestais na região. Uma equipe deverá ser enviada ao PA Santa Maria somente amanhã.
Os assentados estão revoltados pelo pouco apoio das autoridades.