Featured

Ibama visitou o Rio Borecaia, após mortandade de peixes - pesca está proibida 3g4h50

Atualizada 30 set 2020

 

ibama nn 1NOVA NAZARÉ – Fiscais do Ibama visitaram ontem o Rio Borecaia para investigar a mortandade de peixes e arraias, verificada essa semana.

Eles foram acompanhados do comandante da Polícia Militar da cidade, Sargento Mendes Rocha. Hoje continuam aparecendo peixes mortos próximo da ponte no perímetro urbano da cidade. ibama nn 4

Por esse motivo, as autoridades alertam que o peixe não é próprio para consumo. Segundo o Ibama, indícios levam a crer que as queimadas na região podem ter contribuído para o problema.

As cinzas foram levadas pelas chuvas ao Rio Borecaia, importante afluente do Rio das Mortes. Nessa época, o rio Borecaia está com baixo nível de água em função da prolongada estiagem.

Propriedades ribeirinhas foram informadas pelas autoridades para que seja evitada a pesca, já que o peixe pode estar contaminado e seria impróprio para consumo.

Diante do fato, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente decretou o início da piracema no rio Borecaia desde o dia 28 de setembro. Portanto, a pesca está proibida e as autoridades estão redobrando a fiscalização.

 

=======================

Atualizada dia 29 set 2020

 

comunicado nnNOVA NAZARÉ – O Diretor de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente da prefeitura de Nova Nazaré alerta que a fuligem e as cinzas das das queimadas invadiram as águas do rio Borecaia, causando uma grande mortandade de peixes.

Guilherme Barbosa dos Santos ressalta que para evitar maiores danos ambientais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que a Piracema no Rio Borecaia começou no dia 28 de setembro,  seguindo determinação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Portanto, a pesca ao longo do Rio Borecaia está proibida. Guilherme esclareceu ainda que a SEMA e a Polícia Militar farão fiscalização ao longo do rio para coibir a pesca predatória.

Veja a nota em anexo

 

=====================

Publicado dia 28 set 2020

cinza borecaia 4NOVA NAZARÉ – Cinzas das queimadas estão atingindo o rio Borecaia na altura do município de Nova Nazaré.

Com isso, peixes e arraias estão morrendo asfixiados pela falta de oxigênio nas águas.

O fato foi registrado hoje pela manhã nas proximidades da ponte do rio Borecaia na cidade de Nova Nazaré.

O internauta enviou fotos e filmagens de várias arraias aglomeradas nas margens.

As queimadas atingiram as margens do rio Borecaia nas cabeceiras do rio no mês ado. isso pode ter ocorrido dentro da área indígena.

Agora, com as primeiras chuvas, as cinzas das queimadas foram levadas para o rio, causando a mortandade de peixes e arraias.

Veja fotos - 

Video aqui:

Confira Mais Notícias 6z2t2u

Policial

Família é rendida e mantida refém durante assalto violento em residência de Canarana 28561c

09 May 2025
Cidades

Secretária de Saúde rebate críticas sobre transporte e combate à dengue: “Estamos atendendo à maioria, mas abertos ao diálogo” 5a696n

19 May 2025
Policial

Acidente entre Gol e rodotrem: Delegado fala sobre o caso - veja vídeo 4s1a8

06 May 2025
Policial

Gabriel Henrique é condenado a 16 anos de prisão por matar homem enforcado, incendiar corpo e ameaçar policiais no P.A Pingos D’Água em Querência 2m2p3u

21 May 2025
Policial

PJC apreende dois adolescentes por envolvimento no desaparecimento de casal em Cocalinho 5x3vk

05 May 2025
Internet

Palestras sobre o trânsito no Maio Amarelo -veja vídeo 3w4dh

16 May 2025
Economia

Demissões aumentam 34% em abril - confira 6f54x

07 May 2025
Esportes

Água Boa vence no Sub-15, mas Ribeirão Cascalheira garante vitória entre Veteranos na 4ª rodada da Copa Araguaia 2025 r2y38

12 May 2025
'); jQuery.ajax({ type : 'GET', data : request, success: function (output) { jQuery(output).appendTo(".mfp_mid_116 > .mfp-grid"); var count = jQuery(".mfp_mid_116 .mfp_infinity_item").length; jQuery('input[name=count_116]').val(count); jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Carregar Mais'); if(jQuery.trim(output).length == 0) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('End of items'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_wrp_116').fadeOut(); }, 100); } }, error: function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Something went wrong'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_116').remove(); }, 2000); }, complete :function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').attr("disabled", false); } }); return false; });