Helicóptero ajuda na distribuição de alimentos para animais nas regiões mais distantes do Pantanal 6w1r4a
A distribuição de alimentos e água aos animais silvestres no Pantanal mato-grossense continua sendo realizado pelo Governo do Estado após incêndios florestais.
Um helicóptero locado pela defesa civil auxilia na distribuição de alimentos em locais mais distantes. A força-tarefa é realizada por profissionais capacitados e coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e por órgãos que compõem o Posto de Atendimento aos Animais Silvestres (PAEAS).
O helicóptero começou a operar no dia 16 de novembro e segue ativo até esta quinta-feira (10.12). Antes os alimentos eram distribuídos com o apoio de um helicóptero do Ibama.
A arrecadação de alimentos é coordenada por campanhas do grupo de voluntários É o Bicho MT e da ONG Ampara Silvestre.A distribuição de alimentos é realizada por terra em pontos estratégicos do Pantanal com estrutura e logística do Governo de Mato Grosso.
A Defesa Civil também auxiliou com oito equipes terrestres nas distribuições das frutas juntamente com os órgãos e voluntários que compõem o PAEAS.
A aeronave é utilizada para ar locais mais distantes e caminhões pipas auxiliam na distribuição de água até que a vegetação nativa possa atender as necessidades dos animais.
Todo o trabalho foi acompanhado pela Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema e também teve o auxílio do biólogo voluntário Wladimir Domingues, pesquisador da Universidade Estadual de Maringá.A atual estrutura do PAEAS Pantanal será mantida para os próximos anos, servindo de apoio para possíveis eventos futuros.
Os aprendizados adquiridos com o Posto de Atendimento aos animais silvestres foram inseridos no Planejamento de Combate ao desmatamento ilegal e aos incêndios florestais.
No PAEAS Pantanal 55 pessoas trabalham no resgate, tratamento, destinação, reintrodução e assistência aos animais silvestres. Mais de 190 animais das mais variadas espécies foram atendidos no local. Foram distribuídos mais de 7 milhões de litros de água e 76 toneladas de alimentos.
Toda vida importaO PAEAS foi instalado no Posto Fiscal do Km 17 da rodovia Transpantaneira, em agosto como um instrumento de resposta aos incêndios florestais e faz parte das ações do Centro Integrado Multiagências (Ciman). A força tarefa para atendimento aos animais reúne esforços de órgãos do Governo de Mato Grosso, Governo Federal, entidades de classe, terceiro setor e instituições privadas.
O grupo é coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e formado por órgãos como Segurança Pública, Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros Militar, Programa REM-MT, Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Ibama e Marinha do Brasil.
Assembleia Legislativa, Prefeitura de Poconé, Juizado Volante Ambiental também estão presentes. A UFMT atua por meio do Hospital Veterinário, Centro Acadêmico de Medicina Veterinária e Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres.
O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) também apoia as ações.O Conselho Regional de Medicina Veterinária e a Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso compõem o grupo. Do terceiro setor, a Ampara Silvestre, Associação de Defesa do Pantanal (Adepan), Instituto Mata Ciliar, Ecotrópica, É o Bicho MT, Instituto Luísa Mell, Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD), Reprocon e SOS Pantanal somam esforços.
Já da iniciativa privada apoiam a ação a Integral Pet, laboratório VET Vida, Vivet, Clínica Anjo da Guarda e Pantaneiro Clínica Veterinária. (Ascom)
Confira Mais Notícias 6z2t2u

Mulher embriagada é detida após perturbar o sossego e danificar janela de vizinho em madrugada tumultuada 2k6r6x
10 May 2025
Portaria define vazio sanitário da soja e próximo calendário de semeadura 4k3a1l
06 May 2025
Motorista de sedan prata foge após colisão traseira em Querência; bebê estava no carro atingido; VEJA VÍDEO 3t3b29
13 May 2025