Aumenta o risco de queimadas 4y141f
Como já era previsto para o mês de abril de 2021, a chuva está abaixo da média Clima tológica na Região Sul do Brasil, em parte da Região Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul) e Sudeste (São Paulo, Triângulo Mineiro, Sul de Minas e centro-sul do Rio De Janeiro).
O mapa abaixo indica a anomalia da chuva ocorrida neste mês até o dia 21 de abril. Reparamos valores bem abaixo da média no Sul, em São Paulo , em Mato Grosso do Sul e no sul de Minas, com anomalias negativas variando de 50 a 200mm.
Mapa indica anomalia da chuva ocorrida neste mês até o dia 21 de abril
Como ainda temos mais alguns dias para fechar o mês de abril, poderíamos contar com alguma chuva para os próximos dias, mas ao que parece as condições meteorológicas não vão ajudar.
Os modelos de previsão do tempo indi cam muito pouca ou nenhuma chuva até o fim do mês, como podemos verificar nos mapas dos acumulados de chuva nos próximos dias.
Mapa dos acumulados de chuva entre os dias 23 de abril e 02 de maio Risco de incêndio.
Como a vegetação e solo já estão com pouca umidade devido a pouca chuva dos últimos dias e com a previsão indicando pouca ou quase nenhuma chuva até o fim do mês, o risco de incêndio permanece elevado nos próximos dias.
Assim, como verificamos abaixo, a situação que já é crítica nas áreas indicadas como de alto e altíssimo risco de incêndio só tende a se agravar.
Sobre a Climatempo
Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para segmentos estratégicos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.
Em 2015, investiu na instalação do LABS Climatempo, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), que atua na pesquisa e desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Em 2019, a Climatempo ou a fazer parte do grupo norueguês StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para e à decisão, e dois anos depois, em 2021, uniu-se à Somar Meteorologia, formando a maior companhia do setor na América do Sul. A fusão das duas empresas impulsiona a Climatempo a ser protagonista global de fornecimento de dados e soluções para os setores produtivos do Brasil e demais países da América Latina, com capacidade de oferecer informações precisas de forma mais ágil e robusta.
O Grupo Climatempo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país. (Assessoria de Comunicação da Climatempo)
Confira Mais Notícias 6z2t2u

Boletim Semanal do IMEA sobre Soja, milho, algodão, leite, fretes e boi gordo 5y6g6k
20 May 2025
Mulher embriagada é detida após perturbar o sossego e danificar janela de vizinho em madrugada tumultuada 2k6r6x
10 May 2025