Produtor com floresta plantada para fim comercial precisa se cadastrar no Indea 3u4b3r

ÁGUA BOA - O produtor rural mato-grossense que possui floresta plantada para fins comerciais precisa, a partir deste mês, se cadastrar no Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT). A medida consta na Instrução Normativa Conjunta, entre Indea e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), nº 002/2024 publicada no Diário Oficial. A previsão é de que a nova normativa abranja área superior a 200 mil hectares, onde existe a prática de silvicultura dentro do Estado.

De acordo com o coordenador de Defesa e Tecnologia Florestal do Indea, Artur Luciano Venturi, a normativa interessa principalmente produtores rurais que plantam eucalipto, para produção de biomassa, e teca, para a produção de madeira para usos diversos. Esses dois tipos de plantios são os mais predominantes em Mato Grosso no segmento de floresta plantada para o comércio. “Porém, os outros demais tipos de culturas florestais com fins comerciais também devem ser cadastradas no órgão”, acrescenta Artur Venturi.

Pelo documento, se a propriedade rural já tiver cadastro na autarquia, o cadastro de sua cultura pode ser realizado de forma online por meio do Sistema de Defesa Vegetal do Estado de Mato Grosso (Sisdev) pelo endereço eletrônico https://sistemas.indea.mt.gov.br/SISDEV .

No momento da realização do cadastro para Produtor e Unidade de Produção, deverão ser devidamente informados todos os dados nos campos apresentados, como dados pessoais, contato, o tamanho da área, espécie plantada, cultivar e ainda fornecer as coordenadas geográficas dos vértices de sua plantação, entre outros.

Caso a área ainda não tenha cadastro no Indea, o produtor rural precisará ir presencialmente até a unidade local do Indea no município de onde está sua propriedade. 

O cadastro de Florestas Plantadas com finalidade comercial deverá ser realizado tão logo tenha sua cultura estabelecida, e deverá ser atualizado entre os meses de fevereiro e março de cada ano.

No “Mapeamento da Produção Silvicultural em Mato Grosso”, realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), de julho de 2022, as principais espécies de florestas cultivadas no estado são eucalipto e a teca. E segundo levantamento do Imea feito em 2019, Mato Grosso é o 2º maior produtor de teca do país, com uma área de aproximadamente 68 mil hectares, tendo seu plantio mais concentrados nas regiões oeste e norte do estado.

ASCOM

Produtor com floresta plantada para fim comercial precisa se cadastrar no Indea

Confira Mais Notícias 6z2t2u

Gerais

Nerci e Zelmira Mroginski relatam os tempos do pioneirismo - veja vídeo 8446n

29 April 2025
Agronegócio

Café da Manhã com Produtores Rurais: Presidente do Sindicato Rural de Querência destaca desafios da agricultura e impactos da gripe aviária em encontro com produtores 1o5f5m

21 May 2025
Policial

Força Tática localiza homem com Mandado de Prisão após troca de informações com PF 4x1ud

13 May 2025
Saúde

Atendimentos com Cardiologista serão realizados em Querência nos dias 20 e 21 de maio 4x3m1e

21 May 2025
Policial

Homem é flagrado em bar armado com revólver 583o6n

19 May 2025
Saúde

Secretaria de Saúde Intensifica Cuidados com a População Durante Surto de Dengue e Gripe; Veja vídeo 682r3u

09 May 2025
Policial

Homem preso por roubo de celular em Querência tem prisão convertida em preventiva; PJC investiga dívida de drogas como possível motivação para o roubo 6m592g

23 April 2025
Gerais

Alistamento Militar 2025: Prazo Vai Até 30 de Junho para Jovens Nascidos em 2007 676x1o

21 May 2025
'); jQuery.ajax({ type : 'GET', data : request, success: function (output) { jQuery(output).appendTo(".mfp_mid_116 > .mfp-grid"); var count = jQuery(".mfp_mid_116 .mfp_infinity_item").length; jQuery('input[name=count_116]').val(count); jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Carregar Mais'); if(jQuery.trim(output).length == 0) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('End of items'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_wrp_116').fadeOut(); }, 100); } }, error: function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Something went wrong'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_116').remove(); }, 2000); }, complete :function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').attr("disabled", false); } }); return false; });