Featured

União Europeia pede adiamento da entrada em vigor da lei antidesmatamento 231i3t

CUIABÁ - A Famato comemora decisão da Comissão Europeia

A Comissão Européia solicitou, nesta quarta-feira (02), o adiamento da execução da lei antidesmatamento por pelo menos um ano. O pedido foi feito após pressão de países exportadores de produtos agropecuários, como o Brasil. Além disso, a instituição publicou documentos com diretrizes e orientações para o cumprimento das regras, bem como os princípios da metodologia que será aplicada para classificar o risco dos países que exportarão sua produção para a União Europeia.

Para a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, o anúncio traz tranquilidade aos produtores que já sofrem com outro embargo europeu: a moratória da soja. De acordo com o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, a lei proposta pela Comissão Europeia é um insulto à soberania brasileira.

“Os produtores do Bioma Amazônia já enfrentam desafios significativos devido a esse acordo, que afeta diretamente a comercialização da soja na região, e essa lei antidesmatamento traria prejuízos ainda maiores.  A Europa precisa reconhecer que nossos produtores são os mais comprometidos com a preservação ambiental, e os números provam isso. Aqui em Mato Grosso, 62% da nossa área permanece totalmente preservada seguindo rigorosamente o Código Florestal Brasileiro, um dos mais rígidos do mundo”, explica Vilmondes.

Se aprovada pelo Parlamento e pelo Conselho Europeu, a lei prevê a proibição da importação de commodities produzidas em áreas desmatadas após 2020, mesmo que a abertura das áreas tenha sido feita de forma legal. 

A Comissão Europeia também reconheceu a pressão feita por vários países exportadores nos últimos meses. Países-membros da União Europeia como Itália, Polônia e Espanha, também pediram o adiamento das regras. O setor agrícola alemão havia cobrado o adiamento da proposta dizendo é preciso controlar o “monstro burocrático” e que os agricultores alemães e os proprietários florestais seriam sobrecarregados. (Ascom)

União Europeia pede adiamento da entrada em vigor da lei antidesmatamento

Confira Mais Notícias 6z2t2u

Internacional

Habemus Papam - Robert Francis Prevost se chama Papa Leão XIV 441x44

08 May 2025
Agronegócio

Campanha de atualização de estoque de rebanhos; apenas 33% de comunicação 3z5w29

19 May 2025
Policial

Homem é flagrado em bar armado com revólver 583o6n

19 May 2025
Gerais

Cinquentenário da família de Reinaldo dos Santos - veja vídeo 5w583

20 May 2025
Esportes

1º Torneio de Pesca Esportiva de Nova Nazaré! 6i694l

25 April 2025
Economia

Feriados e Pontos Facultativos de 2025 v2e2u

29 April 2025
Esportes

Tarde e Noite de Futebol Agitado Agitam Água Boa na Copa Araguaia 3n4m22

18 May 2025
Economia

Demissões aumentam 34% em abril - confira 6f54x

07 May 2025
'); jQuery.ajax({ type : 'GET', data : request, success: function (output) { jQuery(output).appendTo(".mfp_mid_116 > .mfp-grid"); var count = jQuery(".mfp_mid_116 .mfp_infinity_item").length; jQuery('input[name=count_116]').val(count); jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Carregar Mais'); if(jQuery.trim(output).length == 0) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('End of items'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_wrp_116').fadeOut(); }, 100); } }, error: function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Something went wrong'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_116').remove(); }, 2000); }, complete :function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').attr("disabled", false); } }); return false; });