PJC desarticula esquema de corrupção por meio de venda ilegal de lotes em Alto Boa Vista 6h5es

ALTO BOA VISTA - A Polícia Civil deflagrou na tarde desta terça-feira (15.4), a Operação Spurious – fase Lote Falso, para apurar um esquema de corrupção que envolve a venda de lotes irregulares e de forma ilegal por servidores públicos ligados à Prefeitura Municipal de Alto Boa Vista. Na operação, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva, sendo um deles contra um servidor da istração municipal e contra um engenheiro que presta serviços para a Prefeitura.

As investigações conduzidas pela Delegacia de Alto Boa Vista apuram os crimes de fraude fundiária, fraude tributária, peculato, além de indícios de corrupção ativa e iva. A investigação teve início após a delegacia receber um número crescente de denúncias de vítimas que relataram perdas significativas, culminando em um prejuízo expressivo.

Até o momento cerca de 100 vítimas foram lesadas pelos investigados, na aquisição de terrenos, pagamentos de tributos em contas pessoais dos investigados, manipulação de dados junto ao sistema fiscal e tributário e na escrituração de imóveis. Estima-se que os suspeitos arrecadaram de forma fraudulenta o montante de mais de R$ 10 milhões, podendo ter atingido cifras ainda maiores.

Investigações

Diante das evidências, a Polícia Civil mobilizou uma equipe para as investigações, adotando uma abordagem metódica para desmantelar a organização criminosa.

A fase inicial envolveu a coleta de denúncias de vítimas, que contribuíram com informações cruciais para a construção do caso. Com os elementos levantados, os investigadores analisaram documentos relacionados à venda de lotes, identificando irregularidades e conexões entre os suspeitos e servidores públicos.

Posteriormente, foi realizado o monitoramento financeiro dos investigados, por meio de uma investigação detalhada sobre o patrimônio dos suspeitos, revelando um enriquecimento ilícito que ultraa R$ 5 milhões, fruto de atividades fraudulentas.

A operação contou com a colaboração de diferentes esferas do Governo do Estado, evidenciando a necessidade de um esforço conjunto para combater a corrupção.

Segundo o delegado responsável pelas investigações, Ivan Albuquerque, o esquema não apenas prejudicou financeiramente as vítimas, mas também abalou a confiança da população nas instituições públicas.

“A operação representa um o importante na restauração da confiança pública, demonstrando que ações ilícitas não serão toleradas. A Polícia Civil se comprometeu a trabalhar incansavelmente para garantir um sistema seguro e livre da corrupção, visando proteger os direitos dos cidadãos e a integridade dos recursos públicos”, disse o delegado.

Operação Spurious

A fase “Lote Falso" enfatiza o modo de ação dos investigados que obtinham vantagens ilícitas por meio da venda de lotes irregulares e meio ilegal. . (Ascom)

PJC desarticula esquema de corrupção por meio de venda ilegal de lotes em Alto Boa Vista

Confira Mais Notícias 6z2t2u

Gerais

DEMAE alerta que falta de água é temporária 4x3k2j

09 May 2025
Gerais

Prefeitos de Mato Grosso participam da 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios 1n435p

21 May 2025
Gerais

Sicredi Araxingu divulga 21 oportunidades de emprego neste mês de abril; CONFIRA VAGAS 4h1s10

24 April 2025
Gerais

Alistamento Militar 2025: Prazo Vai Até 30 de Junho para Jovens Nascidos em 2007 676x1o

21 May 2025
Cidades

AGER anuncia nova linha de ônibus para o Araguaia 725n63

20 May 2025
Gerais

Ovelhinhas de Jesus convida toda a comunidade para participar da Galinhada Beneficente 342e25

21 May 2025
Gerais

Biblioteca Vai à Praça encanta o público no Setor F 2b2b6k

28 April 2025
Policial

PM flagra condutores sem CNH 2k3v4j

29 April 2025
'); jQuery.ajax({ type : 'GET', data : request, success: function (output) { jQuery(output).appendTo(".mfp_mid_116 > .mfp-grid"); var count = jQuery(".mfp_mid_116 .mfp_infinity_item").length; jQuery('input[name=count_116]').val(count); jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Carregar Mais'); if(jQuery.trim(output).length == 0) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('End of items'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_wrp_116').fadeOut(); }, 100); } }, error: function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Something went wrong'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_116').remove(); }, 2000); }, complete :function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').attr("disabled", false); } }); return false; });