Pressão alta mata!! 292735
BRASÍLIA - Começa em 26 de abril, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, a campanha Meça Sua Pressão, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). Visa alertar a população sobre os riscos da pressão alta, mal que pode matar jovens e adultos. Dados de pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde revelam que o número de brasileiros com pressão alta cresceu 14,2% nos últimos 10 anos, chegando a 25,7%, na média nacional. Segundo a SBH, a hipertensão arterial causa 300 mil mortes por ano, sendo responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.
A campanha Meça Sua Pressão se estenderá até 17 de maio, Dia Mundial da Hipertensão, orientando os cidadãos sobre a importância de se realizar a aferição regular da pressão arterial, e como prevenir a hipertensão arterial. A apresentadora Ana Maria Braga e a atriz Marisa Orth são Embaixadora e Madrinha da ação da SBH em 2018. “A hipertensão arterial é uma doença silenciosa, pois não causa sintomas e é progressiva. Atinge homens e mulheres e 32,5% dos brasileiros sofrem com ela”, explica a enfermeira Grazia Guerra, coordenadora da campanha.
As nutricionistas dizem que a alimentação saudável e mudança de hábitos, aliados à educação física são necesários. A campanha começa dia 26 de abril e se estende até 17 de maio. Serão divulgadas neste período mensagens de vídeo na Linha Amarela do Metrô sobre a importância de medir a pressão arterial e a prevenção.
Fatores de risco
Obesidade, histórico familiar, sedentarismo, consumo excessivo de sal, uso de álcool e estresse são algumas das causas da doença que pode levar a um enfarto, derrame cerebral e insuficiência renal se não tratada.
“A enfermidade ataca em qualquer idade e não faz distinção de sexo”, ressalta Grazia. Para evitar a hipertensão ou para controlá-la, é preciso abandonar o cigarro, praticar atividade física, controlar o estresse e diminuir a ingestão de sal. “O excesso de peso também é um fator de risco importante. Por isso, faremos o cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea), que é como identificamos a obesidade, mas ressalto que é preciso mudar os hábitos para não correr o risco de sofrer de hipertensão”, conclui. (Ascom)
Confira Mais Notícias 6z2t2u

Produtores reforçam compromisso com a logística reversa e a sustentabilidade em MT 645x1c
08 May 2025