Featured

Campanha de vacinação antirrábica será feita de casa em casa na zona rural de Querência 3z116n

Imagem: ReproduçãoQUERÊNCIA – A Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica começou no dia 1º de agosto e segue até o final de dezembro. Segundo o coordenador em Vigilância Ambiental do município, Sidnei Zonta, o período da campanha foi estendido por conta da pandemia do novo coronavírus, para que assim haja tempo de vacinar todos os animais sem a necessidade de aglomeração de pessoas, causando assim o risco para o contágio pela Covid-19.

A campanha de vacinação contra a raiva começará pelo interior do município.

A ação inicia nesta segunda-feira (17/08), no Assentamento Brasil Novo. A imunização dos pets será realizada de casa em casa. O cronograma com os próximos locais que receberão a campanha será divulgado nos próximos dias.

Zonta salientou que o profissional responsável por proceder com a vacinação tomará todos os cuidados adequados afim de evitar a disseminação do coronavírus.

Em 2019 a imunização contra a raiva foi feita apenas no interior do município, porque o número de doses recebidas foi insuficiente. O coordenador em Vigilância Ambiental avalia que o ideal seria uma cobertura vacinal de 85% dos cães e gatos do município, mas que o número de animais vacinados geralmente fica bem aquém.

E este ano, por conta da pandemia, a equipe da saúde estuda meios de poder desenvolver a campanha na zona urbana sem promover aglomerações. Sidnei explica que não é possível proceder da mesma forma como é feito no interior, de casa em casa, pois, de acordo com o número de doses que o município recebe, uma área muito pequena receberia cobertura.

A raiva é provocada por um vírus que é transmitido pela mordida ou arranhadura de algum mamífero, seja cão, gato ou morcegos. Esse vírus a partir da mordida atinge o sistema nervoso central.

Os sintomas nervosos, tanto em humanos quanto em animais, vão mostrar alteração de comportamento, como dificuldade de locomoção, a baba, que é um sinal de uma paralisia da musculatura da garganta, e evolui sempre para paralisia e morte. Porque a doença paralisa a parte respiratória e cardíaca, provocando a morte do animal.

Quando a raiva é desencadeada pela variante do morcego não tem sintomas de agressividade. O animal fica quieto e apático.

O município de Querência não apresenta nenhum caso suspeito de raiva desde 2007.

Raiva Humana

O Ministério da Saúde confirmou, no mês de junho, dois casos graves de infecção pelo vírus da raiva. Uma idosa de 68 anos começou a apresentar sintomas da doença depois de ser mordida por uma raposa, no estado da Paraíba. A idosa está internada em estado grave, sob sedação. Ela respira por aparelhos e se alimenta por meio de uma sonda. Anteriormente, em março, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, um menino de 13 anos morreu após ser mordido por um morcego hematófago, ou seja, que se alimenta de sangue. O animal estava em um curral e atacou quando o jovem se aproximou. Ele chegou a ser internado em um hospital da capital do estado, mas morreu em março.

A raiva humana é uma doença que preocupa por conta da alta letalidade: quase todos os casos de infecção em humanos acabam em morte. (Fonte: Brasil 61)

Confira Mais Notícias 6z2t2u

Internet

Pneu solta de carreta e destrói borracharia em Nova Nazaré - veja vídeo 38u2v

29 April 2025
Cidades

Campinápolis perde ex-prefeito, ex-vice e ex-vereador Zé Eurípedes 2f3oa

22 May 2025
Esportes

Rota do Boi Agita Água Boa com a 4ª Edição e Duelo de Gigantes no Pedal 2zpf

26 April 2025
Policial

Ação conjunta apreende droga com destino a Rib. Cascalheira - veja vídeo 1wy6u

07 May 2025
Gerais

12º Leilão Direito de Viver será em julho 185z51

07 May 2025
Policial

Polícia Civil recupera dois semirreboques e pneus de vítimas de estelionato em Nova Xavantina 5w5p3o

22 May 2025
Política

Senador Wellington Fagundes visita Água Boa - veja reportagem 5w48t

19 May 2025
Esportes

Campeonato Municipal de Futebol de Campo 2025 Resultados e próximos jogos das Série A, Série B e Veteranos 1u3g3n

23 May 2025
'); jQuery.ajax({ type : 'GET', data : request, success: function (output) { jQuery(output).appendTo(".mfp_mid_116 > .mfp-grid"); var count = jQuery(".mfp_mid_116 .mfp_infinity_item").length; jQuery('input[name=count_116]').val(count); jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Carregar Mais'); if(jQuery.trim(output).length == 0) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('End of items'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_wrp_116').fadeOut(); }, 100); } }, error: function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Something went wrong'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_116').remove(); }, 2000); }, complete :function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').attr("disabled", false); } }); return false; });