Incontinência urinária e fisioterapia pélvica - por Cibele Castro 6h372h
Atualizada dia 22 juun 23
A incontinência urinária é uma condição caracterizada pela perda involuntária de urina. Em alguns casos, a pessoa não consegue segurar a urina ao fazer esforços como tossir ou espirrar — ou a vontade de urinar é tão súbita e forte que não dá tempo de chegar a um banheiro. A OMS estima que 5% da população mundial tenha incontinência urinária, sendo mais comum em mulheres, o problema pode ser uma complicação do envelhecimento natural ou estar associado a outras questões de saúde ou até mesmo como infecções do trato urinário.O tratamento de incontinência urinária pode envolver mudanças de hábitos. exercícios e intervenções cirúrgicas.
A incontinência urinária pode ser causada pelo consumo de certas bebidas, alimentos e medicamentos que atuam como diuréticos — estimulando a bexiga e aumentando o seu volume de urina, Infecção do trato urinário, prisão de ventre, estresse emocional, gravidez, envelhecimento, Menopausa, Histerectomia, Obstrução do trato urinário, Distúrbios neurológicos, tais como esclerose múltipla, doença de Parkinson, AVC, tumor cerebral ou uma lesão da coluna vertebral.
Tipos de incontinência urinária
Incontinência urinária de esforço: acontece quando a pessoa não tem força muscular pélvica suficiente para reter a urina. Isso significa que ela terá perda de urina ao espirrar, tossir, rir, levantar algo, subir escadas, fazer atividades físicas, mudar de posição ou fazer algo que põe a bexiga sob pressão ou estresse.
Incontinência urinária de urgência: é caracterizado pelo desejo de urinar que é tão forte que a pessoa não consegue chegar ao banheiro a tempo. Isso pode acontecer mesmo quando há apenas uma pequena quantidade de urina na bexiga. A síndrome da bexiga hiperativa é a principal causa da incontinência de urgência
Incontinência urinária por transbordamento: esse tipo de incontinência ocorre quando a bexiga está sempre cheia, ocorrendo vazamentos. Também pode acontecer de a bexiga não se esvaziar por completo, o que leva ao gotejamento
Incontinência urinária funcional: ocorre quando uma pessoa reconhece a necessidade de urinar, mas está impossibilitada de ir ao banheiro devido a alguma doença ou complicação que a impede de chegar ao banheiro por conta própria
Diagnóstico
O diagnóstico de incontinência urinária é feito através da história do paciente e da ocorrência dos sintomas. O padrão de esvaziamento e a perda de urina podem sugerir algum tipo de incontinência. Para confirmar o quadro, o especialista pode solicitar alguns exames, como:
Exame de urina: uma amostra de urina está marcada para sinais de infecção, vestígios de sangue ou outras anormalidades.
Diário da bexiga: durante vários dias, deve ser anotado o quanto o paciente bebe, quantas vezes urina, a quantidade de urina produzida, se houve vontade de urinar e o número de episódios de incontinência.
Medição residual pós-miccional: verificação da quantidade de urina produzida e quantidade de urina restante na bexiga. Uma grande quantidade de urina restante pode significar que uma obstrução no trato urinário ou um problema com os nervos ou músculos da bexiga
Se forem necessárias informações complementares, o especialista poderá recomendar exames como: exame urodinâmico, cistoscopia, cistografia e ultrassonografia abdominal.
Tratamento
O tratamento da incontinência urinária depende do tipo de incontinência, da gravidade e da causa subjacente. Em quadros mais leves, podem ser indicadas mudanças nos hábitos de vida — o que inclui urinar de forma mais frequente e adotar uma dieta rica em fibras, evitando o consumo de álcool, cafeína e alimentos ácidos.
Contudo, quadros de incontinência frequente e que estão afetando diretamente a qualidade de vida podem exigir outras abordagens de tratamento, como:
Caso os outros tratamentos não apresentem resultado, pode ser necessária uma cirurgia para incontinência urinária para tratar a causa do problema. A intervenção mais conhecida é a cirurgia de Sling, que consiste na aplicação de tiras de tecido sintético ou de malha em torno da uretra e do colo da bexiga. O sling ajuda a manter a uretra fechada, principalmente quando o paciente tossir ou espirrar.
Fisioterapia pélvica
As técnicas utilizadas no tratamento da incontinência urinária, são os treinamentos dos músculos do assoalho pélvico, através de exercícios específicos, como a cinesioterapia, estimulação elétrica, exercícios proprioceptivos, bio, calendário miccional, orientações gerais prescritas após minuciosa avaliação e reavaliação constante.
Por isso, é necessário a avaliação de um fisioterapeuta pélvico para definir o melhor tipo de tratamento para cada paciente e suas disfunções.
Dra. Cibele Castro é fisioterapeuta pélvica e integra a equipe do Instituto Eladium
{showtime 811}
===============
Março 23
Vamos falar sobre incontinência urinária? Por Dr. Newton Tafuri
Todo mês de março a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) dá destaque à incontinência urinária, que é a perda involuntária da urina pela uretra, e nós, aqui em Mato Grosso, apoiamos essa campanha.
A incontinência urinária é um distúrbio mais frequente no sexo feminino e pode manifestar-se tanto na quinta ou sexta década de vida quanto em mulheres mais jovens.
Atribui-se essa prevalência ao fato de a mulher apresentar, além da uretra mais curta , em relação aos homens, duas falhas naturais no assoalho pélvico: o hiato vaginal e o hiato retal. Isso faz com que as estruturas musculares que dão sustentação aos órgãos pélvicos e produzem a contração da uretra para evitar a perda urinária e o músculo que forma um pequeno anel em volta da uretra, sejam mais frágeis nas mulheres.
A eliminação da urina é controlada pelo sistema nervoso autônomo, mas pode ser comprometida em situações como bexigas hiperativas que contraem independentemente da vontade, tumores malignos e benignos, gravidez e parto, tosse crônica dos fumantes, doenças que comprimem a bexiga, comprometimento da musculatura dos esfíncteres ou do assoalho pélvico, entre outras.
Destacamos como principais tipos a incontinência urinária de esforço, quando a pessoa tosse, ri, faz exercício, ou movimenta-se; a incontinência urinária de urgência, que caracteriza pela vontade súbita e incontrolável de urinar que ocorre em meio às atividades diárias e a pessoa perde urina antes de chegar ao banheiro; e a incontinência mista, que associa os dois tipos de incontinência acima citados e o sintoma mais importante é a impossibilidade de controlar a perda de urina pela uretra .
O tratamento da incontinência urinária por esforço é basicamente cirúrgico, mas exercícios e fisioterapia ajudam a reforçar a musculatura do assoalho pélvico. Para a incontinência urinária de urgência, o tratamento é com medicamentos e também fisioterapia.
Atualmente, a cirurgia de Sling, em que se coloca uma fita para restabelecer e reforçar os ligamentos que sustentam a uretra e promover seu fechamento durante o esforço, é a técnica mais utilizada que produz melhores resultados , nos casos de incontinência urinária de esforço.
Para a incontinência urinária de urgência, o tratamento é farmacológico e fisioterápico. O farmacológico pressupõe o uso ininterrupto de várias drogas que contêm substâncias anticolinérgicas para evitar a contração vesical. Pacientes que não respondem aos medicamentos e fisioterapia, ainda tem como opções de tratamento a aplicação de toxina botulínica na bexiga e o implante do neuroestimulador sacral , uma espécie marca-o, para modular as contrações da bexiga .
Diante dos sintomas, o recomendado é marcar uma consulta com seu médico de confiança. Nada de se automedicar ou conviver com o problema sem procurar ajuda profissional. A incontinência provoca constrangimentos e reduz a qualidade de vida.
Dr. Newton Tafuri é urologista e diretor-tesoureiro da Sociedade Brasileira de Urologia em Mato Grosso (SBU/MT)
Confira Mais Notícias 6z2t2u

Secretária de Saúde rebate críticas sobre transporte e combate à dengue: “Estamos atendendo à maioria, mas abertos ao diálogo” 5a696n
19 May 2025
Força Tática localiza homem com Mandado de Prisão após troca de informações com PF 4x1ud
13 May 2025
Delegado Dr. Flavio fala sobre combate à exploração sexual de menor em Serra Dourada, Canarana 1e2u1p
23 May 2025