Prevenção reduz fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis 1e4q33

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), grupo que inclui enfermidades cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias, são a causa de quase três quartos das mortes em todo o mundo. O dado é da Organização Mundial da Saúde (OMS). E, embora possam se originar de fatores genéticos, fisiológicos e ambientais, comportamentos não saudáveis são considerados um fator de risco para o surgimento dessas doenças. Dentre eles estão o uso nocivo de álcool, a obesidade, a inatividade física e o tabagismo. 

O Portal de Dados de Doenças Não Transmissíveis, criado pela OMS, traz informações mundiais a respeito de cada um desses hábitos. No Brasil, em 2019, o consumo de álcool foi de sete litros/ano por pessoa - acima da média mundial para o período, de seis litros. A obesidade na população acima de 20 anos, segundo o IBGE, mais que dobrou entre os anos de 2003 e 2019, ando de 12,2% para 26,8%. Já o excesso de peso atingia, em 2019, 60,3% da população de 18 anos ou mais de idade, o que corresponde a 96 milhões de pessoas, sendo 62,6% das mulheres e 57,5% dos homens.

Médico de Família e Comunidade e coordenador médico da Amparo Saúde, Leonardo Abreu, afirma que a prevenção das DCNT é formada por um conjunto de comportamentos. "As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no mundo e um dos principais fatores de risco é o tabagismo. Algumas de suas milhares de substâncias provocam estreitamento das artérias e inflamação, aumentando o risco de derrames cerebrais (AVC), infarto e desenvolvimento da hipertensão. Evitar o tabagismo, praticar atividade física por pelo menos 150 minutos na semana, ou de 20 a 25 minutos por dia, e reduzir o sal na dieta são medidas extremamente importantes no combate a doenças cardiovasculares”, aconselha.

Os mesmos hábitos saudáveis podem ajudar a prevenir diferentes doenças. Evitar o tabagismo, por exemplo, também reduz a probabilidade de câncer no pulmão e bronquite. Quanto aos alimentos, além do sal, é indicado reduzir o consumo de açúcar e dar preferência a frutas e verduras ao invés de industrializados.

“O consumo nocivo de bebidas alcoólicas é outro fator de risco para essas doenças crônicas. Atualmente, se sabe que não existe nível de consumo de álcool que seja seguro à saúde. Trata-se de um fator causal para mais de 200 doenças e lesões, além de ser um dos principais agravantes do desajuste que ocorre no contexto familiar e laboral”, alerta.

Por isso, a realização de avaliações periódicas é fundamental, já que grande parte das doenças crônicas não transmissíveis não costuma apresentar sintomas no início, dificultando o diagnóstico precoce.

"Quanto mais cedo identificarmos qualquer doença, melhor será a expectativa para um tratamento assertivo. Por isso, sempre orientamos pacientes a procurarem um profissional de saúde e, mais que isso, que eles tenham uma equipe multidisciplinar de referência que o conheça e possa acompanhá-lo ao longo do tempo. A criação de vínculo entre o paciente e o mesmo profissional de saúde é sem dúvidas uma das melhores estratégias para um cuidado eficiente”, informa o médico.

Sobre o Sabin

Referência em saúde, destaque em gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades onde está presente, o Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984.Presente em 15 estados, além do Distrito Federal, a empresa oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente e atende mais de 7 milhões de clientes ao ano em 350 unidades distribuídas de norte a sul do país.

O ecossistema de saúde do Grupo Sabin integra um portfólio de negócios que contempla análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo. Além disso, contempla também serviços de atenção primária, contribuindo para a gestão de saúde de grupos populacionais por meio de programas e linhas de cuidados coordenados, com a Amparo Saúde, e a plataforma integradora de serviços de saúde - Rita Saúde - solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo o à saúde com qualidade e eficiência. (Ascom)

Confira Mais Notícias 6z2t2u

Gerais

Equipes participantes do Festrilha 2025 são anunciadas 6d6338

28 April 2025
Gerais

Querência realiza sua 1ª Conferência Municipal dos Direitos LGBTQIAPN+ no dia 24 de maio 246g3y

21 May 2025
Esportes

Canarana em Campo: Campeonato Municipal de Futebol 2025 Começa com 21 Equipes na Disputa! 6y5g6u

02 May 2025
Política

Deputado cita recomendação do TCE sobre livros de autores de MT na rede pública como incentivo à leitura 272n5s

22 May 2025
Gerais

Querência promove ações educativas e mobilização pelo Maio Laranja com foco no combate ao abuso e exploração sexual infantil; VEJA VÍDEO 501n6r

13 May 2025
Meio Ambiente

Rio das Mortes continua perdendo nível de água após cheia histórica 3w2c1j

21 May 2025
Economia

Festival do Imóvel movimenta mais de R$ 10 milhões em Água Boa - veja vídeo b2f2v

16 May 2025
Internet

Amor não tem fronteiras e une venezuelano e brasileira em Água Boa 5av71

29 April 2025
'); jQuery.ajax({ type : 'GET', data : request, success: function (output) { jQuery(output).appendTo(".mfp_mid_116 > .mfp-grid"); var count = jQuery(".mfp_mid_116 .mfp_infinity_item").length; jQuery('input[name=count_116]').val(count); jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Carregar Mais'); if(jQuery.trim(output).length == 0) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('End of items'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_wrp_116').fadeOut(); }, 100); } }, error: function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Something went wrong'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_116').remove(); }, 2000); }, complete :function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').attr("disabled", false); } }); return false; });