PrEP e PEP: duas medidas que podem ajudar a prevenir o HIV i4kb
ÁGUA BOA - O Carnaval está chegando e, com ele, a preocupação com a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como o HIV. O método mais eficiente para evitar a infecção é o uso de preservativo masculino, que é distribuído gratuitamente em todas as unidades de Saúde públicas de Água Boa.
Além dos preservativos masculino e feminino, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece outras duas medidas importantes com nomes parecidos, mas ações diferentes: a PrEP e a PEP.
A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) como o próprio nome sugere, é um método preventivo que consiste no uso diário de um comprimido antirretroviral por pessoas que não vivem com o HIV, mas que estão expostas à infecção como gays, homens que fazem sexo com homens (HSH), profissionais do sexo, homens e mulheres trans, travestis e casais sorodiferentes (quando um tem HIV e outro não). Sendo assim, deve ser consumido antes da exposição ao vírus.
Já a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), é uma medida preventiva de urgência, após uma situação de risco, ou seja, atende indivíduos já expostos ao vírus (sexo desprotegido, violância sexual, acidente de trabalho). Deve ser tomado até 72 horas após a exposição ao vírus e o tratamento é realizado por meio de dois medicamentos antirretrovirais diários ao longo de 28 dias, de modo a eliminar o HIV.
Todo dia é dia de combate às IST’s. Use camisinha e na dúvida procure sua unidade de saúde para realizar um teste rápido ou para saber mais sobre os métodos preventivos.

Confira Mais Notícias 6z2t2u

Veteranos em Campo: Água Boa Busca Vaga na Próxima Fase da Copa Araguaia! 103p5d
16 May 2025
Atualizada: vítima de acidente entre carreta e Fiat recebe alta hospitalar 523211
05 May 2025
Polícia Civil recupera dois semirreboques e pneus de vítimas de estelionato em Nova Xavantina 5w5p3o
22 May 2025