Carreta do Hospital do Câncer de Barretos em Água Boa 2s2q20
ÁGUA BOA – Uma carreta do Hospital de Câncer de Barretos encontra-se em Água Boa. O objetivo é realizar exames de câncer de pele, próstata e colo de útero. Exames preventivos previamente agendados estão sendo realizados durante todo o dia. A carreta encontra-se em frente ao Centro de Saúde. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Renato Beraldo, este trabalho Itinerante do Hospital do Câncer de Barretos vem para reforçar o trabalho já realizado pela equipe de saúde do município. Nesta oportunidade a comunidade poderá esclarecer dúvidas sobre câncer de colo de útero, próstata e pele. No Brasil, o câncer representa a segunda causa de óbito na população adulta, segundo o Instituto Nacional do Câncer.
O câncer da pele é o tipo de tumor mais incidente na população - cerca de 25% dos cânceres do corpo humano são de pele. O câncer de pele é definido pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Qualquer célula que compõe a pele pode originar um câncer, logo existem diversos tipos de câncer de pele.
Câncer de próstata é o tipo de câncer que ocorre na próstata: glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Em homens acima de 50 anos, pode-se realizar o exame de toque retal e dosagem de uma proteína do sangue (PSA), por meio de exame de sangue, para saber se existe um câncer de próstata sem sintomas. O toque retal e a dosagem de PSA não dizem se o indivíduo tem câncer, eles apenas sugerem a necessidade ou não de realizar outros exames. Cerca de 20% dos homens com câncer de próstata sintomático apresentam um PSA normal. Dependendo da região da próstata, o câncer também pode não ser palpável pelo toque retal. A melhor estratégia é realizar os dois exames, já que são complementares.
Câncer do colo de útero é um tipo de câncer que demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero são facilmente descobertas no exame preventivo. Conforme a doença avança, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor. O colo do útero é a parte do útero localizada no final da vagina. Por localizar-se entre os órgãos externos e internos, fica mais exposto ao risco de contrais doenças.
A principal causa é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV - Papiloma Vírus Humano. Fatores como o início precoce da atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima podem facilitar a infecção.
A melhor maneira de se prevenir é fazendo o exame preventivo (Papanicolaou). As lesões que precedem o câncer do colo do útero não têm sintomas, mas podem ser descobertas por meio do Papanicolaou. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100%. Vacinar-se contra o HPV também é uma medida eficaz para a prevenção do câncer de colo uterino. As vacinas disponíveis são a bivalente e a quadrivalente.
Confira Mais Notícias 6z2t2u

Caminhão da SES contra a tuberculose atende penitenciária Major Zuzi em Água Boa x67
13 May 2025
INSS começa a comunicar aposentados e pensionistas sobre desconto indevido nesta terça f2f1w
13 May 2025
Expoquer 2025 Ingressos solidários e troca por alimentos conheça pontos de troca e venda 6o5g4n
27 May 2025
Polícia Civil de MT cumpre mandados judiciais em ação policial nacional; um preso em Canarana t635m
30 April 2025