Featured

Água Boa não tem registo de microcefalia 2j665z

Microcefalia - Foto ilustrativa/Google ÁGUA BOA – O município não tem nenhum caso suspeito de microcefalia. A informação é de fontes da Secretaria Municipal de Saúde. Apesar de ser uma preocupação crescente no país, Água boa ainda não está no rol de cidades atingidas pela anomalia.

MICROCEFALIA EM MT

CUIABÁ - Até 21 de maio foram notificados 217 casos de microcefalia no estado, segundo as definições do Protocolo da Vigilância do Ministério da Saúde. Em comparação com a semana anterior foi registrado mais um caso.

No total, 93 casos foram descartados após reavaliação em consulta médica do perímetro encefálico junto à curva de desenvolvimento infantil estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), constatando que o mesmo estava dentro da normalidade e sem alterações do Sistema Nervoso Central.

Os casos notificados de microcefalia estão distribuídos em 38 municípios de Mato Grosso. A orientação da Secretaria de Estado de Saúde é para que os municípios investiguem os casos para confirmação, de acordo com o Protocolo de Vigilância, e intensifiquem o acompanhamento dos casos pela atenção à saúde.

Notificação

A equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde esclarece que utiliza as definições vigentes no Protocolo do Ministério da Saúde para confirmar ou descartar os casos suspeitos. O Ministério da Saúde considera um caso confirmado após análise clínica radiológica e/ou laboratorial. De acordo com o protocolo, a investigação da causa da microcefalia é realizada somente nos casos notificados que apresentem características clínicas e/ou laboratoriais sugestivas de infecção congênita, para a identificação da infecção pelo vírus zika, entre outros agentes infecciosos.

O documento traz também orientações, como a definição de casos suspeitos de microcefalia durante a gestação, caso suspeito durante o parto ou após o nascimento, critérios para exclusão de casos suspeitos, sistema de notificação e investigação laboratorial. Além disso, há orientações sobre como deve ser feita a investigação epidemiológica dos casos suspeitos e sobre o monitoramento e análise dos dados.

Alteração do perímetro cefálico

O Ministério da Saúde mudou, seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o critério para considerar bebês com microcefalia. A medida do perímetro cefálico em recém-nascidos ou de 32 cm para 31,9 cm em meninos e 31,5 cm em meninas. Em dezembro, o parâmetro para diagnóstico da doença já havia diminuído, ando de 33 cm para 32 cm. As alterações têm como objetivo padronizar as referências para todos os países, valendo para bebês nascidos com 37 ou mais semanas de gestação. (Ascom)

Confira Mais Notícias 6z2t2u

Esportes

1º Torneio de Pesca Esportiva de Nova Nazaré! 6i694l

25 April 2025
Policial

PRF inicia Operação Dia do Trabalho com restrição de tráfego para veículos de carga em Mato Grosso i123k

30 April 2025
Política

Vereadores preparam homenagem aos pioneiros no cinquentenário de Água Boa 4m3348

13 May 2025
Agronegócio

Etanol de milho: a energia limpa que nasce nas lavouras de Mato Grosso 66r6q

18 May 2025
Internet

Maio Laranja combate o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes 6e2r4m

09 May 2025
Policial

Motorista de sedan prata foge após colisão traseira em Querência; bebê estava no carro atingido; VEJA VÍDEO 3t3b29

13 May 2025
Política

Deputado Dr. Eugênio reúne-se na ANTT para saber sobre licitação da FICO 65405c

25 April 2025
Policial

PM flagra moto adulterada tirpulada por 3 pessoas, e condutor sem CNH 2t4e4f

12 May 2025
'); jQuery.ajax({ type : 'GET', data : request, success: function (output) { jQuery(output).appendTo(".mfp_mid_116 > .mfp-grid"); var count = jQuery(".mfp_mid_116 .mfp_infinity_item").length; jQuery('input[name=count_116]').val(count); jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Carregar Mais'); if(jQuery.trim(output).length == 0) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('End of items'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_wrp_116').fadeOut(); }, 100); } }, error: function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Something went wrong'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_116').remove(); }, 2000); }, complete :function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').attr("disabled", false); } }); return false; });