Featured

Presidente da AFAVA comenta chancela da Embrapa ao Araguaia - veja vídeo j6o2w

Atualizada 02 Maio 2025

ÁGUA BOA - Participa das Notícias Interativa, a presidente da AFAVA - Associação dos Fazendeiros do Vale dos rios Araguaia,, Cristalino e das Mortes.

Dra. Carmem Bruder comenta a decisão recente da Embrapa Solos que emitiu parecer favorável ao uso e ocupação do solo nas chamadas áreas úmidas do Araguaia e do Vale do Guaporé em Mato Grosso.

Nos últimos 3 anos a região Araguaia luta contra um decreto de implantação de áreas úmidas que prejudicaria a economia da região.

Dra Carmem lembra que a região perderia mais de 4,5 milhões de hectares em uma decisão sem precedentes.

O recente estudo da UFMT permite o uso e ocupação do solo, seguindo alguns critérios abonados também pela Embrapa.

Veja reportagem:

=================================================

Parecer favorável da Embrapa fortalece regularização da agropecuária nas áreas úmidas do Araguaia e Guaporé

CUIABÁ - A validação técnica da Embrapa Solos aos estudos que indicam caminhos para a regularização ambiental das áreas úmidas dos Vales do Araguaia e do Guaporé foi considerada uma vitória pelos produtores rurais de Mato Grosso. A conquista foi tema central de uma audiência realizada nesta terça-feira (29), no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Brasília, com a participação do segundo vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Amarildo Merotti.

Merotti esteve acompanhado do superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Marcelo Lupatini, e do gestor jurídico da Famato, Rodrigo Bressane. O grupo foi recebido pelo ministro Carlos Fávaro e pelo secretário-executivo Irajá Rezende de Lacerda para tratar da regularização do uso e ocupação das planícies dos vales do Araguaia e do Guaporé, regiões historicamente ligadas à produção agropecuária e que, há décadas, enfrentam entraves legais que dificultam a atividade no campo.

Durante o encontro, foi apresentado o parecer técnico da Embrapa Solos, que valida o estudo conduzido pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pelo Instituto Uniselva, com apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). O estudo traz critérios científicos para orientar a ocupação e o uso sustentável das áreas, com base em levantamentos de solo e relevo em alta precisão.

O parecer, assinado pelo chefe-geral interino da Embrapa Solos, Daniel Vidal Pérez, reconhece a robustez científica da metodologia utilizada e recomenda que as diretrizes sobre o uso e manejo das áreas úmidas sejam consolidadas em um documento com força de lei, respaldado por dados detalhados sobre solos, vegetação e topografia.

“Esse parecer representa uma conquista fundamental para o produtor rural que, há décadas, convive com a insegurança jurídica e com entraves legais que dificultam o trabalho no campo. A validação científica da Embrapa nos dá a certeza de que é possível produzir com responsabilidade ambiental. Agora, é preciso que isso se traduza em regras claras, seguras e executáveis. O produtor não pode continuar sendo penalizado pela ausência de critérios técnicos atualizados”, afirmou Amarildo Merotti, vice-presidente da Famato.

A audiência também contou com a participação da presidente da Associação dos Fazendeiros do Vale do Araguaia, Carmem Bruder; da presidente da Associação Campos Guaporé, Joana de Resende; do prefeito de Vila Bela da Santíssima Trindade, Jacob Andrade; do secretário municipal de Fomento, Edcley Coelho; do assessor parlamentar da ALMT, Gideon Danni; além de técnicos do Mapa e representantes das associações.

Para o gestor jurídico da Famato, Rodrigo Bressane, a integração entre a ciência, o setor produtivo e o poder público são premissa indispensável para a construção de soluções sustentáveis. “A temática em questão requer a conciliação entre a proteção ambiental e o desenvolvimento econômico. Nesse contexto, o parecer técnico emitido pela Embrapa representa um importante instrumento de embasamento técnico-científico para assegurar esse equilíbrio de forma jurídica e responsável”, ressaltou.

Com a entrega oficial do parecer, o próximo o será a elaboração de um marco legal estadual que reconheça os dados técnicos apresentados e permita a modernização da legislação ambiental, garantindo segurança jurídica e o à tecnologia para os produtores dos Vales do Araguaia e do Guaporé.

Texto: Vania Costa / Ascom Fam

Presidente da AFAVA comenta chancela da Embrapa ao Araguaia - veja vídeo

Confira Mais Notícias 6z2t2u

Justiça

Reintegração de posse da Fazenda Rio Manso - veja vídeo 5us6i

08 May 2025
Cidades

Curso de cuidador de idosos ainda com vagas abertas em Querência 5c4058

29 April 2025
Policial

Casal briga após ela ar a noite no 'Inferninho'; outro caso de violência doméstica 66n3j

05 May 2025
Esportes

10ª Edição do Campeonato Vale do Araguaia de Karatê Agita Água Boa! 92r2s

01 May 2025
Política

Deputado Dr. Eugênio pede respeito da indústria da soja e que produtores precisam só respeitar Código Florestal 1o3y2

24 April 2025
Policial

Ambulância é acionada, mas homem embriagado xinga socorrista e é detido pela PM 4b2d1j

26 April 2025
Esportes

Duelo de Gigantes do Araguaia Sub-15 Agita a Quarta-Feira em Água Boa 503f35

14 May 2025
Agronegócio

"O Campo Ainda Vive": Produtor de Ribeirão Cascalheira relata superação e esperança no agro após anos de crise; Veja vídeo: 1h641b

08 May 2025
'); jQuery.ajax({ type : 'GET', data : request, success: function (output) { jQuery(output).appendTo(".mfp_mid_116 > .mfp-grid"); var count = jQuery(".mfp_mid_116 .mfp_infinity_item").length; jQuery('input[name=count_116]').val(count); jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Carregar Mais'); if(jQuery.trim(output).length == 0) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('End of items'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_wrp_116').fadeOut(); }, 100); } }, error: function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Something went wrong'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_116').remove(); }, 2000); }, complete :function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').attr("disabled", false); } }); return false; });