Esc. Antonio Gröhs representou a região em simpósio 5a6sm
ÁGUA BOA - Nos dias 08, 09 e 10 de novembro, aconteceu em Cuiabá o 2° Simpósio de Qualificação e Pesquisa em Educação e 1° Mostra de Boas Práticas Pedagógicas, promovido pela SEDUC-MT. O evento contou com a participação de representantes das 15 Diretorias Regionais de Educação que compõem a rede estadual de educação e vários profissionais da educação de todo o estado.
O professor Jallys Mendes, da disciplina de Filosofia, da Escola Estadual Antonio Gröhs, apresentou o trabalho intitulado Reflexões sobre o projeto de vida a partir de oficinas filosóficas no Temático Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Em sua apresentação o professor destacou elementos de sua pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Filosofia da UFMT, relacionando assim o ensino de Filosofia ao projeto de vida.
Em sua fala foi destacado a importância de um ensino que valorize a realidade vivida pelos estudantes e a necessidade de refletir sobre projetos de vida. Suas reflexões tiveram como referencial filosófico o pensamento de Jean-Paul Sartre, o qual afirma que o ser humano está “condenado à liberdade”. Assim, por ser livre, cada ser humano deve ser autor de sua história, de suas escolhas e de sua atuação no mundo. Por fim, destacou a importância de um ensino que promova a autonomia dos estudantes e criticou a tendência tecnicista impregnada na educação brasileira.
Foi apresentado também, através dos representantes da gestão escolar Antonio Gröhs (coordenador pedagógico Dilson, secretária Andriele e diretor Alceu Busanello) o projeto intitulado Circuito de Saberes: Protagonismo em ação. Este projeto se trata de uma prática que envolve trabalho em equipe, cumprimento de regras, protagonismo do estudante e o engajamento do professor como mediador e articulador. Além disso possibilita contextualizar conteúdos, instigar a busca pelo conhecimento, tornar a aprendizagem significativa e uma boa convivência no espaço escolar. O projeto foi desenvolvido no ambiente escolar, com a participação da comunidade em geral, incluindo os alunos, responsáveis, professores e gestão. A temática selecionada da edição 2022 foi o “Bicentenário da Independência do Brasil- ado e presente: a construção do amanhã e os Cem Anos da Semana da Arte Moderna”. Este tema envolveu as áreas de arte, cultura, esporte, meio ambiente, conhecimentos gerais e entretenimento.
O circuito de saberes desempenhou funções psicossociais, afetivas e intelectuais básicas, que propiciaram objetivos pedagógicos no contexto escolar, como o aumento da capacidade investigativa, interesse pelo conhecimento nos diversos componentes curriculares, trabalho em equipe, engajamento do professor como mediador e articulador e o protagonismo do estudante. Destacamos a participação e empenho do diretor Alceu Busanello, que exerceu um grande papel para a concretização deste projeto. (Ascom)
Confira Mais Notícias 6z2t2u

STF autoriza Estado a cortar incentivos de empresas que aderirem à moratória da soja - Dr. Eugênio comemora 4q6lz
29 April 2025
Moradores reclamam de atraso na entrega de encomendas e cartas pelos Correios; ECT informa 63v8
07 May 2025
Motociclista sem capacete e em alta velocidade se choca contra caminhonete no Setor F 4p6c3s
26 April 2025