Procon-MT alerta consumidores sobre golpes envolvendo o programa de agens aéreas Voa Brasil 631iy
CUIABÁ - O Procon Estadual alerta aos mato-grossenses sobre um novo golpe que utiliza, de forma fraudulenta, o nome do programa de agens aéreas Voa Brasil, do Governo Federal.
De acordo com a secretária adjunta do Procon-MT, Márcia Santos, anúncios do Programa Voa Brasil, que remetem a sites e links fraudulentos, estão sendo veiculados pela internet, especialmente em redes sociais, para capturar dados pessoais e de pagamentos dos usuários.
A secretária reitera que o programa, que visa promover agens aéreas com custo reduzido, ainda não foi lançado oficialmente. A proposta está sendo finalizada e, por isso, não tem regras definidas para participação.
"O Governo Federal e o Ministério dos Portos e Aeroportos ainda não estão realizando cadastro, nem solicitando valores para inclusão dos consumidores no programa. Por isso, a população deve redobrar a atenção e não clicar nesses anúncios. Caso receba algum contato para cadastro ou solicitando pagamento relativos ao programa, o consumidor deve formalizar uma denúncia junto ao Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) ou no Procon mais próximo de sua residência", ressalta.
Conforme a secretária, o alerta para o golpe foi emitido nacionalmente após diversas denúncias terem sido levadas à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Em pesquisa encomendada pela Secretaria à Universidade Federal do Rio de Janeiro, foram localizados 622 anúncios que envolvem 52 anunciantes e o redirecionamento para 43 sites golpistas. O Governo Federal já solicitou que as plataformas Google e Facebook retirem de veiculação os anúncios fraudulentos sobre o Voa Brasil.
Denúncias
Caso receba algum contato (ligação telefônica, correspondência, mensagem de texto no celular ou via redes sociais) solicitando depósito em dinheiro para ser incluído no Programa Voa Brasil, o consumidor deve formalizar denúncia pelos seguintes canais de atendimento: pela internet, pelo Fala BR (https://falabr.cgu.gov.br/); por e-mail, pelo contato ‘
Em Mato Grosso, o consumidor também pode formalizar denúncia no Procon mais próximo de sua residência ou registrar reclamação pelo WhatsApp (65) 99228-3098.
Fonte: SETASC
Postado Por Anderson Nenning

Confira Mais Notícias 6z2t2u

Patrulhamento fluvial no rio das Mortes resulta em apreensão de materiais proibidos 1k3k1h
22 May 2025
Campeonato Municipal de Futebol de Campo 2025 Resultados e próximos jogos das Série A, Série B e Veteranos 1u3g3n
23 May 2025
Dois Homens São Detidos com Maconha em Ações Distintas no Bairro Santa Ana 3j6h
03 May 2025
Veteranos em Campo: Água Boa Busca Vaga na Próxima Fase da Copa Araguaia! 103p5d
16 May 2025
Homicídio de Matheus Moreira: um réu absolvido e outro condenado a 4 anos 3a3w3d
28 May 2025