Confira se você é beneficiário do abono ou do rendimento do PIS 5y2n2w
Matéria complicada inclusive para os que trabalham com ela, o pagamento dos benefícios do PIS – seja abono salarial ou rendimento, resulta em dor de cabeça para a maioria dos beneficiários, que todo ano devem ficar atentos ao calendário de pagamento confeccionado pelo Governo Federal.
Outro item complicador que gera um grande número de dúvidas no cidadão é a diferença entre abono salarial e rendimento do PIS. A assessoria da Superintendência da Caixa Econômica em Mato Grosso explica. “Têm direito ao abano salarial trabalhadores cadastrados no PIS ou PASEP até 2007 (cinco anos de cadastramento), que tenham trabalhado no mínimo 30 dias - consecutivos ou não, no ano de 2011”.
Para receber o abono, é necessário ainda que a carteira de trabalho tenha sido assinada e que o trabalhador tenha recebido, em média, até dois salários mínimos mensais. Contudo, se os dados não foram informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base 2011, o trabalhador não recebe o benefício.
Ao rendimento do PIS, tem direito ao saque o trabalhador que foi cadastrado no PIS-PASEP até 04/10/1988 e que tenha saldo na conta PIS. O pagamento segue o mesmo calendário do Abono Salarial.
o a o
Para facilitar o o às informações sobre PIS e outros benefícios, a Caixa criou um canal de o gratuito - 0800 726 0207, que funciona como um o a o. O atendimento eletrônico funciona 24 horas, para consultas sobre abono salarial e rendimentos do PIS, data de pagamento dos benefícios dos programas sociais do governo federal e desbloqueio, cadastramento ou recadastramento de senha do Cartão Social, também conhecido como Cartão Cidadão.
Na internet, o trabalhador tem a opção de conferir suas informações pelo site www.caixa.gov.br, escolhendo as abas “Você”, “Serviços Sociais”, “PIS” e por último, “Consulta o Pagamento”. Em ambas as modalidades, o trabalhador deve sempre ter em mãos o número do seu PIS.
Calendário
Os abonos e rendimentos do PIS são liberados de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. A janela para liberação de todos os benefícios fechou 28 de novembro de 2012 e desde então, o saque do PIS está liberado para todos os beneficiários.
A assessoria da Caixa em MT ressalta que é importante ficar atento ao calendário. “O pagamento é realizado entre junho de 2012 e dezembro do mesmo, mas o beneficiário tem até o dia 28 de junho de 2013 – último dia útil do mês, para retirar seu benefício”, esclarece o órgão federal.
Confira Mais Notícias 6z2t2u

Operação da Polícia Civil prende foragido e apreende drogas em Ribeirão Cascalheira 60693d
21 May 2025
Corrida do Dia das Mães reúne atletas de todas as idades e celebra inclusão, saúde e solidariedade 1n6l23
12 May 2025