Brasil e Índia: parceria resiliente de duas potências da agricultura (Por Dalci Bagolin) 645z6i

* "Nas últimas décadas, Brasil e Índia tornaram-se potências agrícolas. Ganhos em produtividade e sustentabilidade têm contribuído para a melhoria da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável, gerando benefícios significativos não só para os países, mas para todo o mundo. As partes interessadas da agricultura brasileira e indiana têm sido parceiros firmes para o avanço dessas metas, escreve Dalci Bagolin, Adido Agrícola, Embaixada do Brasil, Nova Delhi. "

Com i intuito de construir uma forte cooperação bilateral e na preparação da visita de Estado de Presidente Jair Bolsonaro para a Índia, em janeiro de 2020, a Ministra da Agricultura do Brasil, Tereza Cristina, manteve uma agenda repleta de reuniões com seus homólogos ministeriais na Índia, em que ambos os governos se comprometeram a expandir ainda mais nossa parceria em áreas-chave para o futuro. dalci bagolin

Nos últimos 40 anos, os métodos de produção agrícola e pecuária do Brasil mudaram dramaticamente. O país ou de importador de alimentos a um dos maiores exportadores mundiais de produtos agrícolas. Durante este período, a produção agrícola brasileira cresceu 385%, enquanto a área de terra dedicada à agricultura aumentou apenas 32%. Essa transformação da agricultura e da pecuária é resultado de décadas de inovação e desenvolvimento para adaptar a agricultura aos trópicos, com ganhos contínuos de produtividade e intensificação da produção. Esse sucesso tornou o Brasil líder no cenário global de segurança alimentar. O Brasil usa apenas 30% de suas terras para a agricultura e pecuária, enquanto 66% de seu território permanece preservado com vegetação nativa. Em 2012, o Brasil aprovou seu Código Florestal, que cria o marco legal para a integração do desenvolvimento sustentável em suas três dimensões - ambiental, econômica e social - como elemento central da produção agrícola nas propriedades rurais brasileiras.

Nos últimos dez anos, o Brasil avançou bastante na implantação do Plano de Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC) no âmbito da Política Nacional de Mudanças Climáticas. O Plano ABC é uma política pública composta por um conjunto de ações que visa aumentar o uso de tecnologias agrícolas sustentáveis com alto potencial na mitigação de emissões de gases de efeito estufa e no combate ao aquecimento global. O Plano ABC já incorporou 59 milhões de hectares, o que representa 25% das áreas ocupadas pela agropecuária brasileira, representando um investimento de US $ 7 bilhões. A estrutura do Plano ABC inclui sete Programas: Recuperação de Pastagens Degradadas; Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e Sistemas Agroflorestais; Sistemas de Plantio Direto; Fixação Biológica de Nitrogênio; Florestas plantadas; Tratamento de Dejetos Animais; e Adaptação às Mudanças Climáticas. Uma iniciativa recente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é o Programa de Bioinsumos. O objetivo deste programa é incrementar a pesquisa e estimular o uso de produtos biológicos como inoculantes, promotores de crescimento de plantas, biofertilizantes, extratos de plantas e agentes de controle biológico para tornar a agricultura mais sustentável e econômica.

Na área da pecuária, o Brasil é um grande produtor de genética bovina. As raças indianas de Zebu contribuíram fortemente para esse cenário, mudando a história da pecuária brasileira, onde 80% do rebanho possui genética zebuína devido a sua alta adaptabilidade e níveis crescentes de produtividade. O Brasil é o maior produtor de embriões bovinos do mundo, sendo responsável pela produção de mais de 375 mil embriões em 2017, segundo dados da Embrapa Recursos Genéticos e Tecnologia. Para garantir animais de excelente qualidade genética no rebanho nacional, a Associação Brasileira de Pecuária Zebu - ABCZ conta com o Programa de Melhoramento Genético Zebu (PMGZ), que já avaliou cerca de 15 milhões de animais. O programa auxilia os criadores no processo de seleção, identificando animais precoces e férteis com melhores índices de produção de leite.

Diante desse perfil da agricultura brasileira atual, bem como das conquistas e desafios da agricultura indiana, podemos dizer que sustentabilidade, inovação e segurança alimentar são conceitos fundamentais, nos quais a cooperação entre os dois países pode trazer benefícios mútuos. Dentre as iniciativas de cooperação em andamento, podemos destacar os Memorandos de Entendimento (MoU) da Embrapa com o Conselho Indiano de Pesquisa Agropecuária - ICAR e com o Departamento de Pecuária e Leite - DAHD, o Programa Indo-Brasil Agritech de Incubação Transnacional de Startups, e o compartilhamento de experiências no programa de biocombustíveis à base de etanol.

A Embrapa, que possui 47 Centros de Pesquisa no Brasil e mais de 10.000 funcionários, é um dos maiores responsáveis pelo sucesso da agricultura brasileira, no que diz respeito à pesquisa e tecnologia agropecuária. O MoU entre a Embrapa e o ICAR visa as áreas de cana-de-açúcar, coco, búfalo e gado leiteiro. Ao mesmo tempo, o MoU com DAHD enfoca as tecnologias modernas de reprodução animal assistida para gado leiteiro, com particular atenção para o estabelecimento de um Centro de Excelência, mencionado na Declaração Conjunta assinada durante a visita presidencial em janeiro deste ano.

O Programa de Incubação Transnacional Indo-Brasil Agritech é uma parceria entre o Ministério das Relações Exteriores do Brasil e a Incubadora Pusa Krishi, que é um pólo de inovação e incubação do agronegócio do ICAR. O programa consiste na troca de Startups da Agritech para atividades de incubação entre os dois países. As cinco primeiras startups brasileiras vieram para a Índia no ano ado para atividades em Nova Delhi e Hyderabad. Assim que possível, cinco startups indianas irão ao Brasil para incubação em Piracicaba e Viçosa.

Em relação ao uso do etanol como biocombustível, a Associação Brasileira das Usinas de Açúcar - UNICA e o Governo Brasileiro vêm compartilhando a experiência do programa nacional de biocombustíveis com a Índia, principalmente no que diz respeito à mistura do etanol na gasolina. Apenas neste ano, a UNICA veio à Índia três vezes para atividades em parceria com a Indian Sugar Mill Association - ISMA e a Society of Indian Automobile Manufacturers - SIAM. O que o Brasil quer é que a Índia tenha os mesmos benefícios que o Brasil está tendo com o programa, que é a redução da poluição do ar, a destinação do excedente de cana de açúcar e a diminuição das importações de petróleo.

Para finalizar, não podemos deixar de citar os efeitos da pandemia do COVID-19, que causou interrupções nas cadeias globais de valor. A dinâmica de produção, distribuição e comercialização de produtos do agronegócio está ando por profundas mudanças, influenciada por inflexões na estrutura de oferta e demanda em nível internacional. Nesse momento crítico, as cadeias alimentares brasileiras se mostram resilientes, com o agronegócio brasileiro cumprindo seus contratos de exportação sem interrupção. Nesse contexto, uma saída para a crise atual é por meio da cooperação internacional e do fortalecimento de parcerias comerciais. O aprofundamento dos laços entre países como Brasil e Índia, através do comprometimento com a redução de entraves ao comércio agrícola, é um instrumento indispensável para a recuperação econômica mundial e a manutenção da segurança alimentar.

* Eng. Agrº Dalci de Jesus Bagolin - Adido agrícola na Índia

Publicado originalmente em inglês na revista indiana e-GOV

Confira Mais Notícias 6z2t2u

Policial

Mulher sofre ameaça com faca do marido e requer medidas protetivas em Água Boa j625s

03 May 2025
Internet

Operação Caminhos Seguros: palestra da PJC a3n3u

15 May 2025
Internet

Doação de milho foi festejada pela população - veja vídeo 2j5s6u

21 May 2025
Justiça

MPMT recomenda retirada de particular e apura irregularidades no campo de futebol do Setor B em Querência 5x1h48

28 April 2025
Policial

PM cumpre mandado de prisão na zona rural 5r2i2k

06 May 2025
Esportes

Noite de Decisões Eletrizantes Marca a Final do Futsal 2025 em Água Boa 6c5jr

01 May 2025
Esportes

1º Torneio de Pesca Esportiva de Nova Nazaré! 6i694l

25 April 2025
Esportes

Duelo de Gigantes do Araguaia Sub-15 Agita a Quarta-Feira em Água Boa 503f35

14 May 2025
'); jQuery.ajax({ type : 'GET', data : request, success: function (output) { jQuery(output).appendTo(".mfp_mid_116 > .mfp-grid"); var count = jQuery(".mfp_mid_116 .mfp_infinity_item").length; jQuery('input[name=count_116]').val(count); jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Carregar Mais'); if(jQuery.trim(output).length == 0) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('End of items'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_wrp_116').fadeOut(); }, 100); } }, error: function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Something went wrong'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_116').remove(); }, 2000); }, complete :function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').attr("disabled", false); } }); return false; });