Tuberculose bovina é doença infecciosa crônica 3c4i1n
ÁGUA BOA - A tuberculose bovina é uma doença infecciosa crônica causada pela Mycobacterium bovis, caracterizada clinicamente por tosse persistente, emagrecimento e desenvolvimento progressivo de granulomas. Entretanto, há muitos animais com tuberculose que apresentam boa condição corporal e nenhum sinal clínico.
A tuberculose bovina além de ser uma doença de caráter zoonótico, pois os humanos podem ser infectados via exposição a animais confirmados positivos ou consumo de alimentos contaminados, além de ser responsável por perdas econômicas importantes na pecuária brasileira e está presente em todo o território nacional.
No Estado de Mato Grosso em 2014 foi instituído o plano de vigilância para a erradicação da tuberculose bovina, sendo um projeto pioneiro no país. São indenizados pecuniariamente os bovinos e bubalinos eliminados em função de diagnóstico positivo para a doença em testes realizados em animais vivos. O valor da indenização é pago pelo Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso - FESA/MT, visando a erradicação da doença no Estado.
Há Medidas Preventivas importantes consideradas no manual técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT) que podem ser adotadas pela cadeia produtiva para mitigar os impactos causados pela Tuberculose Bovina:
• Não existe vacina nem tratamento para a tuberculose bovina, portanto a prevenção da entrada da doença é a chave do controle.
• O produtor rural deve ter o cuidado de adquirir apenas animais negativos para tuberculose. Quando os animais não tiverem esse teste, o produtor deve solicitar o exame a um médico veterinário habilitado antes de realizar a compra.
• Controle da tuberculose bovina mediante a normativa do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal, com a identificação e eliminação de animais infectados.
• Em propriedades em que for diagnosticada a tuberculose, o proprietário deve fazer o saneamento do rebanho.
• Não se deve ingerir leite e derivados crus. Esses são veículos de diversas doenças, incluindo tuberculose.
Produtor Rural, procure sempre a Unidade Local do INDEA de sua cidade! Notifique sempre doenças e mortalidades de animais! (Equipe Médicos Veterinários INDEA de Água Boa)