Procure socorro em caso de dor súbita ou intensa 542r1r
Dores de cabeça, no peito ou abdominais, em especial aquelas que aparecem de repente e com alta intensidade, demandam avaliação e acompanhamento imediato. “Se o paciente apresentar algum sintoma súbito como esses, precisa procurar um serviço de urgência e emergência imediatamente para que o médico descarte doenças mais graves, como Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou infarto agudo do miocárdio”, aponta a coordenadora do Pronto-Socorro (PS) do Hospital Santa Cruz, Dra. Alessandra Gaio (CRM-PR 15.500).
Deixar para ir ao médico no dia seguinte ou se automedicar e esperar os sintomas arem pode ser bastante prejudicial para o bem-estar e a recuperação do paciente. “Percebemos que a procura pelo Pronto-Socorro diminuiu desde o início da pandemia do novo coronavírus, o que pode ser perigoso. Em caso de patologias mais graves, esse retardo em procurar auxílio médico pode resultar em sequelas, complicações e até mesmo óbito”, completa a médica.
O cuidado precisa ser redobrado quando o paciente tem mais de 60 anos e já apresenta doenças comuns ao processo de envelhecimento. “Os idosos fazem desidratação e desnutrição muito rapidamente, por isso, ao menor sinal ou sintoma diferente, devem ser levados ao pronto-socorro”, enfatiza Dra. Alessandra. Quadros de pneumonia, infecção urinária ou dores causadas por quedas domésticas estão entre os quadros mais preocupantes para essa faixa etária.
Fluxo de atendimento
Dentro do PS, o sistema de triagem aplicado pelo Hospital Santa Cruz favorece o e de emergência a pacientes graves e reduz o tempo de permanência na sala de espera. “Na prática, existem duas filas de atendimento, uma para casos mais graves, de dor intensa ou ocorrências de neuro e cardiologia, e outra para casos considerados sem alto nível de gravidade. São filas paralelas com médicos específicos que permitem que o atendimento flua de forma muito mais rápida e eficiente”, explica Dra. Alessandra.
Para garantir a segurança de todos durante o período de pandemia, o Hospital Santa Cruz desenvolveu protocolos diferenciados para os casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. “A avaliação de qualquer sintoma respiratório é feita no ambulatório modular instalado no estacionamento do prédio, com o pela Av. do Batel, e distante do pronto-socorro convencional. Também adequamos as escalas de trabalho e temos equipes exclusivas para cada área”, explica o gerente médico, Dr. Rafael Moraes (CRM-PR 39.909). (Ascom)
Confira Mais Notícias 6z2t2u

INSS devolve descontos indevidos de abril a partir de segunda-feira (26/05) 66w50
23 May 2025
13º Comando Regional da PM se destaca com 230 TCOs em abril nas cidades do Médio Araguaia 5f1q4t
12 May 2025
Moradores reclamam de atraso na entrega de encomendas e cartas pelos Correios; ECT informa 63v8
07 May 2025
Corrida do Dia das Mães reúne atletas de todas as idades e celebra inclusão, saúde e solidariedade 1n6l23
12 May 2025