Entraves burocráticos dificultam o o de pacientes com doenças raras a novos tratamentos 3s535a
Desde dezembro de 2019, cerca de 150 pacientes com amiloidose hereditária (PAF-TTR) aguardam a solução de entraves burocráticos com entidades governamentais para terem o a um arsenal terapêutico que promova o controle da doença e mais qualidade de vida.
Atualmente, há apenas um medicamento aprovado no Brasil. Ainda que tenha recebido a indicação para os estágios I e II (inicial e intermediário) da doença, na prática, ele somente atende parcialmente o estágio I, tanto em relação à eficácia, quanto de acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Polineuropatia Amiloidótica Familiar, determinado pelo Ministério da Saúde.
Em caso de falha terapêutica ou progressão da doença para as fases II e III, os pacientes ficam desassistidos. Isto porque, devido a avaliações técnicas equivocadas da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), que comparou a terapia já disponível no Brasil com outros dois novos medicamentos que possuem tecnologias mais avançadas e indicações diferentes, as pessoas com PAF-TTR não conseguem o ao tratamento adequado.
"Hoje em dia, somente cerca de 6% das mais de 8 mil doenças raras possuem um ou mais tratamentos medicamentosos que realmente mudam o curso natural da doença. Contar com um arsenal terapêutico é fundamental para oferecer o controle da doença, independentemente do estágio em que esteja, proporcionando mais tempo e qualidade de vida às pessoas com doenças raras" explica Amira Awada, vice-presidente do Instituto Vidas Raras. (Ascom)
Confira Mais Notícias 6z2t2u

Força Tática localiza homem com Mandado de Prisão após troca de informações com PF 4x1ud
13 May 2025
Festival do Imóvel movimenta mais de R$ 10 milhões em Água Boa - veja vídeo b2f2v
16 May 2025
Tolerância Zero às Invasões de Terra: PM desmantela ação armada em fazenda de Cocalinho - VEJA VÍDEO 83j26
03 May 2025
Querência promove ações educativas e mobilização pelo Maio Laranja com foco no combate ao abuso e exploração sexual infantil; VEJA VÍDEO 501n6r
13 May 2025
13º Comando Regional da PM se destaca com 230 TCOs em abril nas cidades do Médio Araguaia 5f1q4t
12 May 2025