MPE atende reivindicação de moradores de rua 3f4a5o
PARANATINGA - O Ministério Público do Estado de Mato Grosso ingressou com ação civil pública com pedido de antecipação de tutela contra o município de Paranatinga requerendo a instalação imediata de serviços socioassistenciais de prestação contínua destinada às pessoas em situação de rua. O local deverá ter estrutura física, material e de recursos humanos adequados para o atendimento que deverá ser prestado de forma ininterrupta por 24 horas com horários flexíveis para entrada e saída de acordo com as necessidades dos usuários.
De acordo com a promotora de Justiça Solange Linhares Barbosa, a denúncia no MPE ocorreu após a prefeitura despejar os moradores que estavam abrigados na Praça Central do município. A reclamação era de que a istração pública havia retirado o grupo e encaminhado para um alojamento com precariedades estruturais. De imediato o Ministério Público instaurou inquérito para averiguar a situação e concluiu que o local improvisado como abrigo se encontrava deteriorado e com diversas irregularidades e que o município não possui albergue municipal.
Na ação, a promotora ressalta que a situação é de extrema vulnerabilidade na qual as pessoas em situação de rua se encontram em decorrência da discriminação e do não o a diversos direitos fundamentais.De acordo com ela, o Conselho Nacional de Assistência Social determina diversas formas de assistência voltadas a pessoas em situação de rua, direitos esses que estão sendo violados pela istração pública quando se omite a prestar os serviços garantidos pelo Conselho.
“A situação configura frontal ofensa à Constituição, às leis e às normas infralegais que visam à garantia de direitos das pessoas em situação de rua, uma vez que tais serviços se destinam à proteção da pessoa e à promoção de sua dignidade, por vezes mitigada pela miséria e pela discriminação”.
No pedido encaminhado à Justiça, o MPE também requer que o abrigo institucional de acolhimento provisório deverá ter no máximo 50 usuários, devendo apresentar características residenciais com ambientes aconchegantes, bem iluminados, com ventilação adequada e infraestrutura que priorize espaços de fácil locomoção e circulação de pessoas. (Ascom MPE)
Confira Mais Notícias 6z2t2u

Casal briga após ela ar a noite no 'Inferninho'; outro caso de violência doméstica 66n3j
05 May 2025
Finais do Torneio dos Trabalhadores agitou a Fazenda Pioneira com jogos emocionantes 686f10
07 May 2025
Governador sanciona lei que multa em R$ 5 mil quem jogar lixo em espaços públicos 3h6f1j
23 May 2025
3ª Copa Dourada: Penãrol de Querência conquista título no Masculino após decisão nos pênaltis 4a5m5g
05 May 2025