Pessoas sem o nome do pai na certidão de nascimento podem buscar o projeto Pai Presente 5raj
CUIABÁ - O projeto Pai Presente, do Poder Judiciário de Mato Grosso, tem a capacidade de mudar a vida das pessoas que sofrem por não ter o nome do pai no registro de nascimento.
Muitas vezes, isso se torna sinônimo de dor e constrangimento, que são carregados pelo filho ao longo da vida toda.
Pensando nisso, o projeto desenvolve o trabalho de busca ativa dos pais em escolas de todo o estado, além de estar sempre à disposição de pessoas que queiram fazer a investigação ou o reconhecimento de paternidade.
“Nós conclamamos aquelas pessoas que não têm a parte do pai na certidão de nascimento ou mesmo as mães que sabem quem é o pai, mas por diversos motivos não querem registrar, que venha buscar isso porque, como vemos em casos concretos, isso faz muita diferença no futuro da pessoa”, destaca o juiz Cássio Leite de Barros Neto, da 1ª Vara de Nova Mutum.
Na Comarca de Nova Mutum, o Pai Presente é vinculado ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).
Há 47 unidades de Cejuscs distribuídas nas 79 comarcas de Mato Grosso.
O projeto – É uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizada durante o ano todo no Poder Judiciário de Mato Grosso em todas as comarcas, nos Cejuscs, ligados ao Núcleo Permanente de Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec).
O reconhecimento ocorre quando o suposto pai comparece espontaneamente no fórum para reconhecer a paternidade do filho. Se for criança ou adolescente deve estar portando os documentos necessários. Se o filho for adulto, deve estar presente na audiência.
Caso não seja consensual, a mãe deve procurar a diretoria do fórum com cópias do documento de identidade e certidão de nascimento do filho, além de indicar o nome e o endereço do suposto pai, para que ele seja intimado a comparecer.
As escolas também são parceiras da justiça, no sentido de rear informações das crianças e adolescentes sem registro de pai e também na orientação às mães de como procurar o Poder Judiciário para o reconhecimento. (Ascom)
Confira Mais Notícias 6z2t2u

Deputado Dr. Eugênio pede respeito da indústria da soja e que produtores precisam só respeitar Código Florestal 1o3y2
24 April 2025
Delegado de Polícia recebe Moção de Aplausos da Assembleia Legislativa de MT 701n3m
25 April 2025
MPMT recomenda retirada de particular e apura irregularidades no campo de futebol do Setor B em Querência 5x1h48
28 April 2025
2ª Cavalgada de São Judas promete movimentar Nova Nazaré com tradição e alegria 4f714t
12 May 2025