Comarcas da região aderem ao plano de gerenciamento de resíduos sólidos 1t82n

VALE DO ARAGUAIA - Comarcas de Rib. Cascalheira, Novo São Joaquim, Campinápolis e Querência aderem a plano de gerenciamento de resíduos sólidos.

O Núcleo de Sustentabilidade do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), sob a coordenação do desembargador Rodrigo Roberto Curvo, realizou, nos dias 20 e 21 de março, reuniões virtuais com gestores e agentes sustentáveis das Comarcas do estado. O objetivo foi alinhar a implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).

Devido ao grande número de participantes, as reuniões foram divididas em dois grupos, mas com o mesmo conteúdo: apresentação das diretrizes da Instrução Normativa TJMT nº 08/2024, esclarecimento de dúvidas e alinhamento dos procedimentos necessários para garantir a implementação e o monitoramento eficaz do PGRS em todas as unidades do Poder Judiciário estadual. Além disso, permitiram conhecer as necessidades específicas de cada Comarca, possibilitando ajustes e orientações acerca da política de gerenciamento de resíduos sólidos.

A gestora istrativa do Núcleo de Sustentabilidade do TJMT, Jaqueline Schoffen, enfatizou que a implantação do PGRS não é uma adesão, mas sim uma responsabilidade, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010). A lei estabelece as diretrizes para a gestão de resíduos sólidos no Brasil, atribuindo responsabilidades para o setor privado, sociedade civil e órgãos públicos.

Em conformidade com a legislação, o TJMT, por meio da Instrução Normativa nº 08/2024, instituiu a política de gerenciamento de resíduos sólidos. Para facilitar a implementação nas comarcas, o Núcleo editou um manual com as orientações detalhadas.

“O Núcleo está à disposição para apoiar as comarcas com dúvidas ou necessidades pontuais. No início do ano, enviamos um ofício circular solicitando informações sobre a implementação do PGRS para subsidiar nossa atuação. Observamos que algumas comarcas iniciaram a implementação, enquanto outras ainda não tomaram medidas concretas. A colaboração das comarcas é essencial, pois nos permitirá enviar informações mais precisas ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e melhorar nosso Índice de Desenvolvimento Sustentável (IDS) na área. Aguardamos o envio do plano de ação de cada comarca nos próximos 15 dias, com início das etapas de execução até junho deste ano, explicou ela”

O desembargador Rodrigo Roberto Curvo enfatizou a importância da gestão adequada dos resíduos sólidos para cumprir as normas ambientais e garantir a preservação do meio ambiente. Ele destacou que a implementação do PGRS reflete o compromisso do TJMT com a sustentabilidade e com um futuro mais responsável, ressaltando a relevância do empenho de todos os gestores para alcançar os resultados esperados.

Jaqueline e Elaine Alonso, assessora de Sustentabilidade do Núcleo, detalharam os os fundamentais para uma implementação eficaz do PGRS. Elaine destacou que o plano pode ser implantado gradualmente, respeitando as limitações de recursos e espaços das comarcas.

Responsabilidade e Engajamento

O primeiro o para a implantação do PGRS é designar um responsável em cada Comarca. Essa pessoa coordenará a separação, supervisionará a coleta, preencherá os termos de entrega e garantirá a destinação adequada dos resíduos. O Núcleo de Sustentabilidade oferece treinamento para capacitar esses responsáveis.

Centrais de Resíduos

Cada comarca deve identificar um local adequado para armazenar temporariamente os resíduos, com espaço para pesagem, manuseio e segregação. A falta de um local ideal não deve impedir a implementação, pois alternativas podem ser adaptadas conforme as necessidades e a quantidade de resíduos.

Logística Reversa

Comarcas sem opções de destinação local podem enviar materiais recicláveis para o TJMT via logística reversa. Elaine citou como exemplo as lâmpadas, que são resíduos perigosos e exigem destinação especial.

Parcerias

É essencial buscar parcerias com associações de catadores, empresas certificadas ou municípios vizinhos para a destinação correta dos resíduos. O credenciamento e a formalização dessas parcerias são necessários.

Ecopontos

A criação de Ecopontos para receber materiais da comunidade é opcional, mas incentiva a separação de resíduos e a educação da comunidade.

Comunicação com o Núcleo

As comarcas podem solicitar adesivos para lixeiras, cartazes, termos de entrega e treinamento para equipes de limpeza ao Núcleo de Sustentabilidade (Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.). Demandas de lixeiras e outras necessidades devem ser encaminhadas ao Departamento istrativo. A comunicação é essencial durante o processo. Os servidores são bem-vindos para enviarem opiniões, sugestões e informações sobre as necessidades e demandas, por e-mail para o Núcleo.

Monitoramento e Dados

Os resíduos devem ser pesados e os dados de destinação devem ser informados mensalmente ao Núcleo para remessa ao CNJ. O formulário IDS/TJMT está disponível no site do Núcleo de Sustentabilidade: https://nucleodesustentabilidade.tjmt.jus.br/.

"O Manual do PGRS do TJMT estabelece um guia prático e detalhado para a correta gestão de resíduos sólidos nas unidades judiciais e deve ser consultado. A implementação do PGRS é um o importante para o TJMT cumprir suas metas de sustentabilidade, promover uma gestão mais responsável dos recursos, e contribuir para a saúde do planeta e das futuras gerações", concluiu a assessora Elaine Alonso. 

As comarcas participantes na reunião aqui do Araguaia foram: Ribeirão Cascalheira, Querência, Campinápolis, Novo São Joaquim e São Félix do Araguaia. (Ascom)

Comarcas da região aderem ao plano de gerenciamento de resíduos sólidos

Confira Mais Notícias 6z2t2u

Agronegócio

Etanol de milho: a energia limpa que nasce nas lavouras de Mato Grosso 66r6q

18 May 2025
Policial

Polícia Militar recaptura mais dois fugitivos da Penitenciária Major Zuzi em Água Boa 1x2me

22 May 2025
Gerais

Biblioteca Vai à Praça encanta o público no Setor F 2b2b6k

28 April 2025
Gerais

Moradores reclamam de atraso na entrega de encomendas e cartas pelos Correios; ECT informa 63v8

07 May 2025
Policial

Assassinato de Renan Luna: PJC informa que investigação corre em segredo de justiça z2q1p

06 May 2025
Gerais

Sicredi Araxingu divulga mais um ganhador (a) do Sorteio do Seguro de Vida 6k6g24

13 May 2025
Policial

Mulher embriagada é detida após perturbar o sossego e danificar janela de vizinho em madrugada tumultuada 2k6r6x

10 May 2025
Policial

Homem fica transtornado após acidente e ameaça a mulher 2ky2g

11 May 2025
'); jQuery.ajax({ type : 'GET', data : request, success: function (output) { jQuery(output).appendTo(".mfp_mid_116 > .mfp-grid"); var count = jQuery(".mfp_mid_116 .mfp_infinity_item").length; jQuery('input[name=count_116]').val(count); jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Carregar Mais'); if(jQuery.trim(output).length == 0) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('End of items'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_wrp_116').fadeOut(); }, 100); } }, error: function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Something went wrong'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_116').remove(); }, 2000); }, complete :function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').attr("disabled", false); } }); return false; });