Sérgio Reis entra com recurso no TSE e pode permanecer no cargo s5n5x
Atualizado em 02 maio 25
ÁGUA BOA - A defesa do vereador Sebastião Sérgio dos Reis entra com recurso no Tribunal Superior Eleitoral. Segundo os advogados, súmula do Tribunal Superior eleitoral ite que decisão após o pleito está em desacordo com o entendimento do direito no caso em questão.
Fere ainda o Código eleitoral ao itir recurso do Ministério Público Eleitoral fora das hipóteses previstas. A aferição da inelegibilidade só pode ocorrer no registro da candidatura ou até o dia da eleição, segundo a defesa do edil.
Outra decisão errada que consta no recurso é a de suspender os direitos políticos em razão de condenação criminal sem trânsito em julgado, já que cabem recursos em todas as instâncias.
Outro argumento usado pelos advogados de Sergio dos Reis é de que a decisão aplica restrição sem comprovação efetiva de vínculo com organização criminosa. O caso ará agora a tramitar em recurso no Tribunal Superior Eleitoral.
O vereador Sebastião Sérgio dos Reis de Paula (PP) de Água Boa teve o mandato cassado no dia 15 de abril, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). O Recurso Contra Expedição de Diploma (RCED) proposto pelo Ministério Público Eleitoral foi julgado procedente, e o vereador eleito nas eleições de 2024 perdeu a diplomação por ter uma condenação criminal em segunda instância.
Recurso no cargo
Segundo a defesa do vereador Sebastião Sergio dos Reis, com o novo recurso no TSE em Brasília, o vereador permanecerá no cargo.
ABAIXO OUTROS DETALHES
===============
Publicado em 16 abril 25
TRE cassa mandato do vereador Sérgio Reis; veja alegações e novo recurso da defesa
CUIABÁ - O vereador Sebastião Sérgio dos Reis de Paula (PP) de Água Boa teve o mandato cassado na terça-feira (15), pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). O Recurso Contra Expedição de Diploma (RCED) proposto pelo Ministério Público Eleitoral foi julgado procedente, e o vereador eleito nas eleições de 2024 perdeu a diplomação por ter uma condenação criminal em segunda instância. A decisão tem validade imediata.
O promotor de Justiça da 30ª Zona Eleitoral de Mato Grosso, Luis Alexandre Lima Lentisco, explica que o recorrido Sebastião Sérgio dos Reis de Paula tornou-se inelegível após o deferimento de seu registro de candidatura para vereador. Quando o registro foi deferido, Sérgio Reis já havia sido condenado em primeira instância por associação criminosa e comércio ilegal de armas de fogo, à pena privativa de liberdade de mais de 11 anos de reclusão, a serem cumpridos inicialmente em regime fechado.
Contudo, a condenação foi confirmada em grau recursal somente em 30 de outubro de 2024, tornando-o inelegível após as eleições. “A condenação criminal definitiva enquadra Sebastião Sérgio dos Reis de Paula na hipótese de inelegibilidade prevista na Lei Complementar n.º 64/90, que impede sua diplomação e exercício do mandato”, afirmou o promotor de Justiça Eleitoral, apontando a incompatibilidade entre a função de vereador e o regime inicial de cumprimento de pena (regime fechado).
Claro que há prazos legais que precisam ser seguidos.
A defesa de Sérgio Reis
Em depoimento via redes sociais, Sebastião Sérgio Reis disse que o povo o elegeu como o mais votado em Água Boa.
Disse que está sendo perseguido e que ainda cabe recurso.
No final, ele disse que espera a Justiça para seu caso, negando qualquer tipo de crime.
VEJA VÍDEO - https://www.facebook.com/interativafm997/videos/69818838598573
VEJA MATÉRIA NO SITE DO MPE - https://www.mpmt.mp.br/conteudo/58/158012/vereador-tem-mandato-cassado-pelo-tre-por-condenacao-criminal-em-2-grau
Confira Mais Notícias 6z2t2u

Fuga de motociclista termina em colisão com viatura e fratura grave em ageira em Querência 2w6fv
17 May 2025
Senar oferece curso gratuito de Armazenamento de Grãos na Fazenda JerusalémSenar oferece curso gratuito de Armazenamento de Grãos na Fazenda Jerusalém 2r51c
06 May 2025
Presidente da AFAVA comenta chancela da Embrapa ao Araguaia - veja vídeo 3x6ld
02 May 2025