Relatório aponta que eletrificação e hidrogênio verde são fundamentais para reduzir o aquecimento global 5i5i5b
Anualmente, a Statkraft, empresa líder em energia hidrelétrica internacionalmente e a maior geradora de energia renovável da Europa, desenvolve um relatório internacional, que está em sua 6ª edição, o Statkraft Baixas Emissões – Cenário 2021 (em inglês Low Emissions Scenario).
O estudo destaca as tendências do mercado global de Energia e a análise é usada como base para os investimentos futuros da Statkraft. O relatório deste ano indica quatro tendências para o mercado de Energia, com destaque para a importância da eletrificação para a redução das emissões, e a necessidade de acelerar drasticamente a transição energética com o objetivo de diminuir o aquecimento global.
“O mundo foi chamado à luta, a trabalhar unido para diminuir o aquecimento de nosso planeta. É a missão de uma vida, e que irá definir a nossa geração. Com o mundo reabrindo lentamente, as emissões também estão retornando aos níveis pré-pandêmico, reforçando nossa crença de que o único caminho para a redução de 1,5 grau é por meio da transição energética”, enfatiza Christian Rynning-Tønnesen, CEO Global da Statkraft.
Investimentos verdes: o crescimento da energia renovável é irrefreável
- Os investimentos verdes aumentaram em 2020, apesar da desaceleração econômica causada pela pandemia. Os investimentos em energia renovável foram 7% maiores em 2020 do que em 2019.
- A energia renovável já é, na maioria dos lugares, mais barata do que os combustíveis fósseis ao investir em nova capacidade. As tecnologias solar e eólica superam as atuais usinas de carvão e gás em cada vez mais lugares.
- Os custos estão em tendência de declínio. Em geral, por um euro investido em energia solar fotovoltaica e eólica hoje se obtém cerca de quatro vezes a produção em comparação há dez anos.
- A capacidade de energia solar crescerá por um fator de 21, e a energia eólica por um fator de 7 até 2050. As energias solar e eólica fornecerão cerca de dois terços do sistema de energia global.
- A demanda de energia mais do que dobrará até 2050 e todo este crescimento será coberto por energia renovável. A energia renovável fornecerá, aproximadamente, 80% do sistema de energia global em 2050.
Eletrificação: a eletrificação reduz as emissões local e globalmente
- Eletrificação é a principal ferramenta para reduzir as emissões de CO². A participação da eletricidade na demanda energética global final mais que dobrará, atingindo 47% em 2050.
- Usar formas mais eficientes de energia torna a energia mais ecológica. A eletricidade é mais eficaz do que as fontes de energia fóssil na maioria das aplicações. Por exemplo, para aquecer uma casa, uma bomba de calor precisa de apenas 1/3 da energia em comparação a uma caldeira a gás. O mesmo vale para veículos elétricos. Isso requer aproximadamente 1/3 da energia que os veículos fósseis requerem para percorrer a mesma distância.
- As emissões serão eliminadas se a eletricidade for proveniente de fontes renováveis de energia. A produção de eletricidade a partir de um setor de Energia cada vez mais renovável é a chave para a descarbonização, no Cenário de Baixas Emissões.
- O ano de 2020 foi um bom ano para veículos elétricos. As vendas globais de carros elétricos a bateria aumentaram 40%, mesmo que as vendas totais de carros tenham caído.
- O cenário de baixas emissões estima que quase todos os novos veículos mais leves serão movidos a bateria, enquanto cerca de metade dos novos veículos mais pesados funcionarão com bateria ou hidrogênio em 2050, em todo o mundo.
De 2 graus para 1,5 grau: necessidade de aumentar drasticamente a transição
O efeito combinado de menores custos de energia renovável e políticas climáticas mais fortes resultará em emissões de carbono seguindo um caminho de 2 graus. Entretanto, parar o aquecimento global em 1,5 grau exigirá um aumento substancial nas ambições políticas e no ritmo da ação global.
- No ano de 2020 vimos um aumento recorde de energia solar e eólica, porém, precisamos instalar mais do que o dobro por ano até 2050 para limitar o aquecimento global a 2 graus.
Hidrogênio verde: fortalecendo a corrida para chegar a zero
- O hidrogênio verde é necessário para limitar as mudanças climáticas aos níveis estabelecidos no Acordo de Paris.
- Os mercados regionais de hidrogênio e o armazenamento sazonal tornam-se cada vez mais atraentes com a maior variação do preço da energia.
- O hidrogênio terá um papel significativo no sistema de energia de 2050. Em um dia de vento, eletrolisadores movidos a energia eólica podem produzir toneladas de hidrogênio verde. Eletrolisadores e armazenadores combinados podem fornecer à indústria um fluxo constante de hidrogênio verde.
- Cerca de 10% da demanda global de energia virá da produção de hidrogênio verde em 2050 e mais de 20% da Europa, no Cenário de Baixas Emissões.
- Os custos dos eletrolisadores caíram 60% nos últimos cinco anos. Espera-se que esse declínio continue devido ao aumento da automação, padronização e melhorias tecnológicas.
- Esperamos que os custos de investimento para a produção de hidrogênio verde caiam mais 60% até 2050. Os custos decrescentes da energia renovável e dos eletrolisadores serão um caso de negócios cada vez mais atraentes para o hidrogênio verde.
- A maior parte do hidrogênio verde irá para a indústria: para substituir a matéria-prima de hidrogênio existente e remover emissões em indústrias nas quais a eletrificação direta é impossível ou cara, por exemplo, na indústria do aço.
SOBRE A STATKRAFT
Com suas ações pautadas pela ética e transparência, a Statkraft é uma empresa líder em energia hidrelétrica internacionalmente, sendo considerada a maior geradora de energia renovável da Europa. A Statkraft é uma empresa global atuando no mercado de Energia e conta com mais de 4.500 colaboradores em 18 países. No Brasil, o grupo controla 18 ativos de geração renovável, com cerca de 450 MW de potência instalada.
A empresa também é um dos principais players do setor na Comercialização de Energia. No mundo, essas operações são executadas em mais de dez países. São mais de 800 profissionais envolvidos e mais de 1.100.000 contratos por ano. Prioriza as relações de longo prazo com seus clientes, em busca de soluções customizadas para as suas necessidades de energia, além de facilitar o financiamento de energia renovável e de projetos, inclusive no Brasil. (Ascom)
Confira Mais Notícias 6z2t2u

Lotes da AGX: Novo protesto contra a empresa e a divulgação feita pelo cantor Leonardo ocorre em Querência 3q6y49
19 May 2025
Escolinha do Professor Amos – Juventus se destaca na 4ª Roo Cup em Rondonópolis-MT 5q2vj
05 May 2025
Querência realiza sua 1ª Conferência Municipal dos Direitos LGBTQIAPN+ no dia 24 de maio 246g3y
21 May 2025