Featured

Presidente de Instituto questiona abertura de estrada sem licença ambiental 1g163h

Estrada sem licença ambiental?

As manifestações que vem ocorrendo em todo o Brasil nos últimos dias, tem sido importantes, por razões diversas, sendo a principal delas, despertar a reflexão do cidadão acerca das políticas públicas implementadas pela União, os Estados e, principalmente, os Municípios, que estão mais próximos da população, sendo que suas decisões afetam direta e rapidamente as pessoas que nele habitam. O Município de Cocalinho, por exemplo, que não possui verba a ser destinada à saúde e a educação, editou a Lei Municipal 676/2012 destinada à criação de estrada e desapropriação de terras, o que por certo, implicará em gastos extremamente elevados, que poderiam ser destinados à melhoria de serviços públicos e à ampliação da qualidade de vida da população local.

Todavia, com um evidente desvio de finalidade, são editadas leis absolutamente dispensáveis que visam beneficiar interesses particulares em detrimento do bem-estar coletivo. No presente caso, a estrada que se pretende construir é dispensável, isso porque os objetivos da mesma são (i) dar o a escola, o que não se justifica uma vez que a distância do trajeto atual entre a balsa e a escola é de 19, 94 km. Com efeito, o trajeto proposto pelo Município é de aproximadamente 25, 04 km ou seja, além de aumentar o gasto público, a Lei, diferentemente, do objetivo pretendido, acaba por dificultar a vida da população, ampliando o caminho a ser percorrido para o o à escola; (ii) A Gruta do Santuário é ada perfeitamente pelas vias já existentes, sendo desnecessária a construção de qualquer outra estrada para tanto.

Ora, se os motivos que justificam a construção da estrada são dispensáveis, tendo em vista que já existem vias para o daquelas localidades, vale perguntar qual seria a razão por traz da edição da referida lei e da construção da estrada nela contemplada? É importante refletir... Além disso, a construção de uma estrada que ará na frente de uma Gruta caracterizada como de altíssima relevância, demandaria, de forma obrigatória, a condução prévia de um Estudo de Impacto Ambiental, EIA-RIMA, bem como um estudo espeleológico, antes de qualquer intervenção no local. Ademais, a estrada afetará também a Zona de Amortecimento da Reserva Indígena dos Areões. Por fim, vale esclarecer que a construção da referida estrada exigirá a obtenção, pelo Município de Cocalinho, uma série de licenças e autorizações. Desse modo, e diante de tantos gastos dos recursos públicos com esforços absolutamente desnecessários, vale questionar mais uma vez, quais interesses estão sendo privilegiados? Por certo, não são os da população local, a qual sobre diariamente as consequências da falta de saúde e educação, direitos fundamentais consagrados pela Constituição Federal, que devem ser oferecidos obrigatoriamente pelo Município.

João Santini – Presidente do Instituto Essania

Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Confira Mais Notícias 6z2t2u

Internet

Onça ataca cães em fazenda no Rio das Mortes - veja vídeo 4b19w

28 April 2025
Agronegócio

Boletim Semanal do IMEA sobre Soja, milho, algodão, leite, fretes e boi gordo 5y6g6k

20 May 2025
Gerais

Lançada a campanha Maio Amarelo - veja reportagem 5i6n1

06 May 2025
Agronegócio

Números iniciais da safrinha em Canarana 4b6e66

21 May 2025
Internet

Sentiu cheiro de gás? Bombeiros orientam sobre cuidados em caso de vazamento 4a6r4f

12 May 2025
Justiça

Confira o valor da UPF atualizado em maio de 2025 531cc

06 May 2025
Justiça

MPMT recomenda retirada de particular e apura irregularidades no campo de futebol do Setor B em Querência 5x1h48

28 April 2025
Esportes

3ª Copa de Jiu-Jitsu do Médio Araguaia 5w3p17

20 May 2025
'); jQuery.ajax({ type : 'GET', data : request, success: function (output) { jQuery(output).appendTo(".mfp_mid_116 > .mfp-grid"); var count = jQuery(".mfp_mid_116 .mfp_infinity_item").length; jQuery('input[name=count_116]').val(count); jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Carregar Mais'); if(jQuery.trim(output).length == 0) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('End of items'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_wrp_116').fadeOut(); }, 100); } }, error: function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Something went wrong'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_116').remove(); }, 2000); }, complete :function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').attr("disabled", false); } }); return false; });