Featured

Projeto autoriza Executivo a solicitar abrigo em hotel para mulheres vítimas de violência doméstica em estado de calamidade pública 22466p

CUIABÁ - O Poder Executivo poderá ser autorizado a requisitar hotel como abrigo temporário a mulheres vítimas de violência e seus filhos no caso de estado de calamidade pública, até terem condições de se estabelecerem em residência própria. Este mês é dedicado ao Março das Mulheres.

A proposta consta no Projeto de Lei Nº 1469/2023, de autoria do deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB), em tramitação na Assembleia Legislativa. A proposição é um dos itens da pauta da sessão ordinária do Poder Legislativo nesta quarta-feira (20/3).

O projeto determina que o encaminhamento das mulheres será realizado pelas Delegacias Especializadas de Defesa da Mulher, bem como por outros centros de atendimento à mulher, vinculados à istração pública. A proposição recebeu parecer favorável na Comissão de Segurança Pública e Comunitária e vai para primeira votação.

“Muitas mulheres se submetem à violência física e mental dentro de casa somente pelo fato de não possuírem uma rede de apoio fora, não terem para onde ir, nem terem renda para alimentar e abrigar seus filhos”, justifica o deputado Dr. Eugênio sobre a importância do projeto.

O projeto atualiza uma lei de autoria do deputado, a Lei 11.159, de julho de 2020, elaborada durante a pandemia da covid-19.

Violência crescente

O deputado Dr Eugênio afirma que os casos de violência doméstica contra a mulher têm sido frequentes nas estatísticas sociais.

“A violência doméstica contra as mulheres é fator crescente e este cenário demanda a tomada de medidas urgentes para reduzir o impacto que esse crescimento causa nas famílias mais vulneráveis”, argumenta o Deputado do Araguaia.

Dr. Eugênio defende ainda que a requisição istrativa de hotéis para abrigar provisoriamente mulheres vítimas de violência, até que se possam conseguir casa e trabalho, é uma medida de extrema relevância para conter a explosão de registros contra a vida das vítimas.

Pacto Contra Feminicídios

Dentro da programação do Março das Mulheres, o governo federal lançou na terça-feira (19/3), o Plano de Ação do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios.

É um conjunto de ações com 73 medidas para prevenir mortes violentas de mulheres por questão de gênero e garantir os direitos e o o à justiça para todas as que se encontram em situação de violência e também suas famílias. O plano terá investimento de R$ 2,5 bilhões e atuará em dois eixos: estruturante e transversal, segundo informações da Agência Brasil.

A primeira parte pretende evitar a violência por meio da mudança de crenças e comportamentos para eliminar os estereótipos, promover a cultura de respeito e não tolerância à discriminação, entre outras ações.

No segundo momento, com o eixo transversal, o plano inclui a produção de dados, entre eles, a ampliação de notificações de violência de gênero; conhecimento, por meio da realização de pesquisas e diagnósticos; e redação de documentos e normas.

Dr Eugênio – O Deputado do Araguaia

Cuiabá-MT, 20 de março de 2024

 Projeto autoriza Executivo a solicitar abrigo em hotel para mulheres vítimas de violência doméstica em estado de calamidade pública

Confira Mais Notícias 6z2t2u

Policial

Acidente com bitrem carregado de soja interdita parcialmente a BR-158 - veja vídeo 3u1a63

22 May 2025
Policial

Força Tática localiza homem com Mandado de Prisão após troca de informações com PF 4x1ud

13 May 2025
Gerais

Prefeitos de Mato Grosso participam da 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios 1n435p

21 May 2025
Policial

Invasão de terras na Serrinha: PM suspeito foi preso preventivamente 5t4g1l

23 May 2025
Policial

Polícia militar prende quatro envolvidos em ação violenta no setor saúde; um continua foragido 6e5031

26 April 2025
Policial

Ação conjunta apreende droga com destino a Rib. Cascalheira - veja vídeo 1wy6u

07 May 2025
Justiça

Sérgio Reis entra com recurso no TSE e pode permanecer no cargo 3h1e3q

02 May 2025
Política

Sessão Ordinária do Legislativo será dia 16 de maio n1c56

12 May 2025
'); jQuery.ajax({ type : 'GET', data : request, success: function (output) { jQuery(output).appendTo(".mfp_mid_116 > .mfp-grid"); var count = jQuery(".mfp_mid_116 .mfp_infinity_item").length; jQuery('input[name=count_116]').val(count); jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Carregar Mais'); if(jQuery.trim(output).length == 0) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('End of items'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_wrp_116').fadeOut(); }, 100); } }, error: function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').text('Something went wrong'); setTimeout(function() { jQuery('#mfp_load_btn_116').remove(); }, 2000); }, complete :function(output) { jQuery('#mfp_load_btn_116').attr("disabled", false); } }); return false; });